Angola promove no Dubai fórum para investimento diamantífero

 In Economy

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) organiza a 22 de Fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes Unidos, o Fórum de Investimento para o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo na Expo Dubai 2022, com o fito de atrair potenciais investidores para o segmento de corte e lapidação de diamantes em Angola.

Segundo um comunicado a que Jornal de Angola teve acesso, o evento presencial, a ser promovido pela SODIAM, com o apoio da New Jeweller International Media Group, pretende também valorizar o investimento realizado na construção das infra-estruturas do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), bem como concretizar a pretensão do Governo, a curto e médio prazos, aumentar a lapidação de diamantes brutos produzidos no país, do total de nove milhões de quilates por ano.

O DUBAI 2022 visa principalmente, atrair empresas especializadas na actividade de corte e lapidação de diamantes com interesse de investir no pais, para que ergam fábricas no PDDS; tornar conscientes os investidores sobre a realidade das facilidades, benefícios e incentivos fiscais da zona franca em que se tornará o PDDS; dar a conhecer a experiência da disponibilização dos diamantes brutos produzidos no país, destinados às fábricas de lapidação instaladas em Angola; e aproveitar a plataforma giratória que é o Dubai, para comunicar e apresentar as oportunidades geradas com o PDDS.

Pretende-se congregar até 100 participantes presencialmente, por convite, maioritariamente investidores em avaliação, corte e lapidação de diamantes; especialistas do mercado de diamantes lapidados; retalhistas de diamantes lapidados; joalheiros interessados na construção de fábricas de joias; fornecedores de peças e equipamentos de suporte para as máquinas das fábricas de lapidação; e prestadores de serviços de manutenção, interessados em investir no Polo.

“DUBAI 2022 combina interesses do Governo de Angola, da SODIAM E.P. e decorre com a parceria estratégica da agência de comunicação The New Jeweller”, sublinha o documento, acrescentado que o evento será divulgado junto dos membros da indústria de joalharia, bem como pode aproveitar espaços promocionais de Angola na Expo Dubai 2020.

O PDDS foi inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, em Agosto de 2021, e alberga de momento três fábricas de lapidação de diamantes, um Centro de Formação em avaliação e lapidação de diamantes (CEFOLAD), bem como um Centro de Formação Profissional da ENDIAMA E.P. Está em curso, a construção de mais três fábricas de lapidação.

O PDDS oferece muitas oportunidades de investimentos e abre uma nova era para a dinamização e consolidação do segmento de corte e polimento de diamantes em Angola, com perspectivas animadoras e promissoras.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »