Apresentado projecto agrícola Angola, Namíbia e África do Sul

 In Economy

Um projecto de cadeia de valor agrícola Angola-Namíbia-África do Sul foi apresentado, em Pretória, pelos responsáveis da AgriSkills Transfer e do Gabinete de Investimentos da África do Sul à embaixadora de Angola naquele país da SADC, Filomena Delgado.

A iniciativa visa maximizar o potencial de várias empresas que, com o apoio do Afrexim Bank, querem desenvolver um projecto agrícola numa mega escala com objectivo de garantir a segurança alimentar nos três países, outros estados membros da SADC e continentais, soube o Jornal de Angola.

O projecto pretende optimizar a utilização de produtos agrícolas para o fomento da produção animal, identificar as áreas adequadas para a produção, instalação de sistemas de irrigação, criar sistemas de irrigação com eletricidade e detectar as oportunidades para desenvolver e fortalecer as ligações da cadeia de valor agrícola entre Angola, Namíbia e África do Sul.

Segundo a missão diplomática angolana, em Pretória, os directores de projectos da AgriSkills Transfer, Duif Joubert, e o do Gabinete de Investimentos da África do Sul, John Rocha, mantiveram um encontro com Filomena Delgado para também apresentar a iniciativa que prevê o abastecimento em equipamentos, tecnologia de insumos, conhecimentos, capacidades de gestão e operações.

Trata-se de uma agricultura de precisão que contempla o envolvimento da comunidade local para o fornecimento de mão-de-obra e gerar renda para as famílias, além da possibilidade de instalação de uma escola de treinamento para alunos que se destacarem nas primeiras fases localmente de modo a assumir posições de liderança do projecto.

A embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, que se fez acompanhar segunda-feira na audiência do encarregado de Negócios, Eduardo Kondua, e do adido Comercial, Videira Pedro, louvou a iniciativa enquadrada na estratégia do Executivo na luta pela diversificação da economia e fomento da agricultura.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »