Angola participa na III Cimeira Turquia -Africa em Istambul

 In Economy

Angola participa desde hoje na III Cimeira Turquia -África, sobre Parceria para o Desenvolvimento e Prosperidade Comum, que decorre no Centro de Congressos de Istambul até ao dia 18 de Dezembro.

A delegação multissectorial é chefiada por S.E. Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dr. Adão de Almeida, em representação de S. E. o Presidente da República, João Lourenço.

O Programa de trabalhos de hoje esteve centrado no encontro oficial dos Técnicos Seniores dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, para rever a agenda do evento, a preparação da declaração final e a definição das prioridades de cooperação entre a Turquia e a União Áfricana.

A agenda do dia 17 prevê, no período da manhã, encontros nos domínios da Saúde, Agricultura e Educação. Decorrerá em simultaneamente o encontro dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Africa e da Turquia, bem como da Comissão da União Africana.

Há igualmente o almoço oficial entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia e os Chefes das Delegações e Ministros convidados, bem como a realização de um Fórum Cultural, para discussão de temas relacionados à Arte, Literatura, Cinema /Televisão e Desporto.

Ao fim do dia será assinado um Acordo de Cooperação na área da Educação e haverá um jantar em honra aos 20 e Chefes de Estado e de Governo e respectivas e esposas, oferecido pelo Presidente Recep Tayyp Erdogan e a Primeira dama Emine Erdogan.

À Margem da Cimeira, o Ministro de Estado Adão de Almeida, terá encontros bilaterais com empresários interessados em investir em Angola.

A delegação angolana ao evento integra, entre outros, Suas .Excelências Victor Francisco dos Santos, Ministro da Indústria e Comércio; Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades angolanas; Franco Mufinda, Secretário de Estado para Saúde Pública; Helder Jonas Marcelino, Secretário de Estado do Turismo e Diplomatas de Angola na Turquia.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »