Angola e Marrocos definem linhas de cooperação

 In Diplomacia

Angola e Marrocos estabeleceram, terça-feira(25), mecanismos para dinamizar a cooperação bilateral, na vertente económica e comercial, tendo em vista os interesses comuns.

Numa reunião bilateral, realizada por videoconferência, os chefes das diplomacias de Angola, Téte António, e do Marrocos, Nasser Bourita, passaram em revista aspectos relacionados com a realização da Comissão Mista e o alargamento da cooperação.

Discutiram também assuntos ligados ao multilateralismo, com destaque para a União Africana, nomeadamente a realização da 35ª Sessão Ordinária desta organização, a ter lugar de 05 a 06 de Fevereiro, em Addis-Abeba, na Etiópia.

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e o Reino do Marrocos datam do início do processo de Luta de Libertação Nacional dos Povos Africanos contra a dominação colonial.

 

A seguir à independência  de Angola, os dois governos decidiram estabelecer relações diplomáticas, através da instalação de embaixadas em Luanda e Rabat.

Em Outubro de 1988, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, que permitiu a realização da primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral Angolano-Marroquina, em Rabat, em Outubro de 1989.

A segunda Reunião da Comissão Mista Bilateral entre os dois países teve lugar em Novembro de 2013, em Luanda.

Rectificação
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, na sexta-feira, uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Abllah Bin Zahed, com quem abordou os últimos acontecimentos terroristas registados naquele país do Médio Oriente, bem como analisar assuntos multilateral e bilateral.

O Jornal de Angola referiu, na sua edição de ontem, que a conversa foi com o Presidente da República, João Lourenço, o que não corresponde à verdade. Relativamente aos assuntos bilaterais, Téte António e Abllah Bin Zahed passaram em revista os acordos assinados aquando da recente visita de Estado do Presidente João Lourenço aos Emirados Árabes Unidos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »