Novo representante do BAD em Angola já em funções

 In Diplomacia

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu no final da tarde desta segunda-feira em Luanda, as credenciais que habilitam o novo representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Angola a exercer as funções.

O acto de entrega das credenciais ocorreu na presença do director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Miguel Bembe, Alvaro Lutucuta e do chefe de departamento da Direcção de Cooperação Internacional (DCI) e do Consultor do gabinete do ministro, Márcio Burity.

O principal objectivo do grupo do BDA é o de promover o crescimento sustentado para a redução da pobreza através do financiamento de projectos e programas de desenvolvimento, por meio de créditos, dos investimentos e da assistência técnica aos países-membros regionais.

O BAD tem ajudado o Governo angolano a traduzir sua visão em realidade. Projectou a sua estratégia de país para ajudar Angola da melhor maneira possível.

Angola pretende manter a parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento nas áreas fundamentais para o crescimento e desenvolvimento económico do país, tais como o desenvolvimento de infra-estruturas, educação, saúde, agricultura, questões de género, erradicação da pobreza, entre outros.

Tem estado focado em acelerar a diversificação económica e reduzir a dependência do petróleo por meio de investimentos integrados, na transformação agrícola e na promoção da industrialização para a criação sustentável de empregos e redução da pobreza.

O BAD é um banco multinacional de desenvolvimento, criado em 1964, do qual são membros 53 países africanos e financiado por 24 países europeus, americanos e asiáticos, cuja sua missão é o de fomentar o desenvolvimento económico e o progresso social em África.

O banco está sediado em Abidjan, na Costa do Marfim, mas suas actividades foram temporariamente transferidas para Túnis, desde Setembro de 2003, após a tentativa de golpe de Estado de 2002 e o início da guerra civil da Costa do Marfim.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »