Sonangol e Eni juntas na produção de energia fotovoltaica

 In Economy

A Solenova, “joint venture” das petrolíferas italiana Eni e a angolana Sonangol, assinou contrato para o desenvolvimento da primeira fase do projecto fotovoltaico de Caraculo, na província do Namibe.

A central deverá ter uma capacidade total de 50 MWp (megawatts-pico) a ser construída por fases, sendo a primeira fase de 25 MWp, adianta o comunicado divulgado pela Eni, citado pela Lusa.

Segundo o documento, a central fotovoltaica de Caraculo “será uma importante fonte de energia eléctrica na província do Namibe, a partir de um recurso renovável, e permitirá a redução do consumo de gasóleo para a produção de electricidade, assim como a emissão de gases com efeito de estufa”, devendo também “contribuir para a transição energética de Angola”.

A Solenova é a “joint venture” da Eni e da Sonangol para o desenvolvimento de projectos de energias renováveis e será responsável pela engenharia, aprovisionamento e construção da central, que deve entrar em funcionamento no quarto trimestre de 2022.

“Além do impacto positivo no ambiente, o projecto contribuirá também para o desenvolvimento sustentável das comunidades nas áreas circundantes, que beneficiarão de intervenções sociais, incluindo nas vertentes de acesso à energia, acesso à água, saúde e educação”, acrescenta o comunicado das operadoras.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »