ANPG e CABGOC reforçam parcerias

 In Economy

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e a filial da Chevron em Angola, uma Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), prorrogam o contrato de exploração no Bloco 0 para até 2050, numa visão que perspectiva contrariar o actual declínio registado na produção nacional .

De acordo com o comunicado emitido pelas partes, a renovação da concessão do Bloco 0, situado ao largo da costa da província de Cabinda, ao longo de assim para mais 20 anos um acordo que iria até 2030.

Face ao quadro atual, a CABGOC continua a ser a operadora do Bloco, com uma participação de 39,2 por cento, num grupo empreiteiro em que também fazem parte a Sonangol EP, com uma participação de 41 por cento; a Total, com 10 por cento e a Eni Angola, com 9,8 por cento.

Para o presidente em exercício da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Belarmino Chitangueleca, este acordo é importante, porque “significa a continuidade e a confiança de um parceiro que vem de longe e que em muito contribuiu para uma afirmação de Angola como um grande produtor de petróleo em África ”.

Este acordo, referiu, é prenúncio para contrariar o declínio da produção e mantermos o foco no crescimento a médio e longo prazo.

Já o diretor-geral da Unidade Estratégica de Negócios da África Austral da Chevron, Billy Lacobie, manifestou-se satisfeito com uma oportunidade de manter uma parceria com o Governo de Angola e com as associadas do Bloco 0.

“Continuaremos a utilizar as competências técnicas e profissionais nas áreas da exploração e da produção em Angola, as quais são mundialmente reconhecidas”, garantiu.

Em 2020 a produção média diária líquida da CABGOC foi de 89.000 barris de líquidos e de 340 milhões de pés cúbicos de gás natural.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »