Reservas Oficiais fixadas em 13,4 mil milhões

 In Economy

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem, neste momento, em Reservas Internacionais do país um valor de 13,4 mil milhões que são em moeda estrangeira convertível (dinheiro líquido).

De acordo com o Relatório sobre a liquidez em moeda estrangeira, publicado na página institucional, os ativos de reservas Oficiais totalizam 16,3 mil milhões.

As Reservas Oficiais representam o dinheiro que o banco central pode recorrer se tiver necessidade de intervir no mercado cambial para a sua estabilização.

Em 2013, por exemplo, na chamada “era de ouro” da economia angolana, o Activo de Reserva Oficial era de 33,1 mil milhões, enquanto as Reservas em Divisas (moeda convertível) era de 29,6 mil milhões. O BNA faz saber ainda, através do referido documento, que o país possui depósitos e depósitos efetuados em 7,1 mil milhões de dólares. No início do ano, este valor era de 6,4 mil milhões.

Em relação ao ouro registrado como reserva do país, estima-se um valor de 1,04 mil milhões, de um volume em mil onças estimado em 542,7 milhões. Os outros ativos de reserva valem 543,8 milhões.

Quanto aos Títulos do Banco Central, o quadro apresentado apresenta a rubrica nos 6,3 mil milhões, enquanto os Direitos de Saque Especiais e a posição da reserva junto do FMI apresentam-se nos 1,2 mil milhões e 160,5 milhões, respectivamente.

Evolução das Reservas
Conforme apurou o Jornal de Angola, até domingo (5), como Reservas Internacionais Brutas (RIB) e Líquidas (RIL) do país estavam fixadas em 16,2 e 10,2 milhões de dólares, respectivamente. Tal, significa que há, de momento, capacidade para importar-se durante 12,2 meses, o dobro do limite imposto como média de convergência da SADC, que é de reservas capazes de garantir seis (6) meses de importação em períodos excepcionais.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »