Obras de Álvaro Macieira expostas em Macau

 In Cultura

O artista plástico Álvaro Macieira expõe, desde terça-feira (14), até ao final do mês, em Macau, no âmbito da 13ª Semana Cultural China/Países de Língua Portuguesa.

Segundo o criador, trata-se de um conjunto de 31 obras, sendo 11 telas em acrílico sobre tela e 20  desenhos.
Denominada “Angola meu amor”, é a primeira exposição individual de Álvaro Macieira em Macau, que, segundo o artista, serve para homenagear a China e Angola, pelos esforços diplomáticos e económicos para estabelecer um diálogo cultural profícuo com os outros povos do mundo, em particular com os habitantes de Macau.

“É a síntese de várias leituras e visões apaixonadas de um artista que enaltece e ama profundamente o seu país, inserido na multiplicidade e riqueza cultural de África. Lá onde estão as minhas profundas raízes telúricas, fontes perenes de inspiração e criatividade”, realça o artista.

Álvaro Macieira avança que “Angola – Meu Amor” oferece a riqueza estética contemporânea e resume a sua maturidade como autor.
“Mostra-nos ainda diversas facetas do meu percurso marcado pelo simbolismo africano. São várias obras originais de uma linguagem única, alegre e bela”, afiança.

Por dentro

Álvaro Macieira é jornalista, escritor, artista plástico e consultor cultural. Nasceu a 13 de Maio de 1958, na vila de Sanza Pombo, na província do Uíge. Como jornalista, foi editor de Cultura na Agência Angola Press (Angop), onde começou em 1983, colaborou na Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola e Tribuna Cultural da BBC – Londres, em Língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Durante mais de 20 anos, dedicou-se à investigação dos vários aspectos da vida cultural angolana, percorrendo o país e tomando contacto com a realidade nacional.
O paradigma da sua inspiração pictórica é composto pela poesia, a filosofia dos provérbios, os contos, as histórias que ouviu na infância rural, o contacto com as artes e as tradições africanas, as viagens e os museus que tem visitado pelo mundo.

Com o pintor alemão Horst Poppe e o angolano Augusto Ferreira, fundou, em 2002, o grupo Conexão Cultural. Em oito anos de intercâmbio e diálogo artístico, ora na Alemanha, ora em Luanda, Álvaro Macieira e o pintor alemão fizeram várias exposições e pintura juntos (108 obras conjuntas de pequenas e grandes dimensões).

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »