Navio-sonda já atracou em águas profundas

 In Economy

O navio-sonda Sonangol Quenguela, adquirida em 2019 para projectos de perfuração de novos poços petrolíferos, já está nas águas marítimas angolanas.

Fonte da Angop, junto da petrolífera nacional, confirmou este facto, tendo explicado que o navio-sonda, encomendada pela Sonangol, foi baptizado como “Sonangol Quenguela”, em Maio de 2019, no estaleiro da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering Co. (DSME), na Coreia do Sul, a empresa construtora.

O navio-sonda  vai  ser gerido pela Sonadrill, a Joint Venture entre a petrolífera nacional e a Seadrill. Este navio é o segundo que chega em Angola, depois de já o país ter  recebido a Shelf Drilling Tenacious jack-up rig, que está a operar para a produtora Chevron em Cabinda, no Bloco 0.

Segundo a Angop, o novo navio-sonda vai operar em águas profundas do Bloco 17, que mais gera petróleo em Angola, pertença da Total. “O navio-sonda, que vai operar em  águas ultra-profundas, é um “e-smart” de sétima geração, DP3, de actividade dupla, capaz de perfurar poços de até 40 mil pés”, lê-se no informe.

A chegada destas sondas está a gerar vários empregos e uma grande oportunidade para jovens angolanos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »