Ministro destaca dedicação do Chefe de Estado às questões do ambiente

 In Cultura

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, destacou, segunda-feira, em Luanda, a dedicação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, às questões de defesa do meio ambiente. O ministro falava por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, comemorado, no dia 31 de Janeiro.

O Presidente da República, João Lourenço, durante a Gala anual da International Conservation Caucus Foundation, realizada, em finais do ano passado, em Washington, foi distinguido com um prémio pela sua dedicação às questões de defesa do ambiente”.

No seu discurso, reafirmou a sua vocação nesta matéria e assegurou que “Angola, ao assinar o Protocolo contra o Tráfico Ilícito de Espécies da Flora e Fauna Selvagens, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, se compromete a adoptar legislação adequada, que tipifica como crime o tráfico ilícito de vida selvagem e partes de animais selvagens”

Filipe Zau destacou, também, a participação de Angola na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), realizada em Glasgow, na Escócia, em que o Chefe de Estado “reiterou a vontade e determinação de Angola em continuar comprometida com a acção climática e com a adopção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono”.

Estes dois compromissos assumidos pelo Chefe de Estado, disse, constituem eixos de força da agenda política das acções direccionadas para o progresso económico e o bem-estar social em Angola, onde o princípio da sustentabilidade ambiental é, necessariamente, parte integrante.

Economia circular

O ministro informou que o pelouro que dirige assinou, recentemente, memorandos de entendimento com os governos provinciais do Namibe e de Luanda, onde, respectivamente, se encontram os parques do IONA e da Quissama, no sentido de se promover uma economia circular.

O trabalho conta com o envolvimento das comunidades locais na recolha do plástico para a sua transformação em combustível e na dessalinização da água, visando a agricultura familiar e o fomento de diferentes tipos de turismo.

O MCTA irá continuar a dialogar e interagir com as autoridades tradicionais em cada uma das provincias, académicos, jornalistas, associações ambientais e todos os que estejam interessados em contribuir, de forma construtiva para o desenvolvimento comunitário.

Diplomas de mérito

O MCTA procedeu à entrega de diplomas de mérito a personalidades da sociedade civil, fundações e associações de defesa do ambiente.

Como reconhecimento do contributo prestado para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental, foram, ontem, distinguidos Pedro Hangula, director da Cultura,Turismo e Ambiente da Província do Namibe, José António, director do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Província de Malange, e Adjany Costa, ex-ministra da Cultura, Turismo e Ambiente.

O MCTA distinguiu, igualmente, com diplomas de mérito, os professores António Chivanga Barros, Tommaso De Pipo, Pedro Vaz Pinto e João Seródio, a Fundação Quissama, Fundação Otchiva, Rede Ambiental Mayombe, Associação Juventude Ecológica Angolana, Associação Nação Verde e Associação Eco-Angola.

No final da cerimónia, as entidades convidadas plantaram, na zona de “espelhos de água”, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, uma árvore num acto simbólico que se enquadra na Campanha Nacional de Plantação de Árvores, que visa tornar as cidades e os espaços mais verdes e ecologicamente sustentáveis.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »