Romance de Fragata de Morais refaz em histórias trajecto familiar

 In Cultura

“Os Ventos ao Sul” é o título do novo livro do escritor Fragata de Morais, que foi apresentado ao público, ontem, na Livraria Mayamba, em Luanda, para dar ao leitor uma ideia do trajecto da família Labrego, de Portugal até Angola.

A saga da família, de origem portuguesa, começa na época de 1813 e tem como protagonista António Manuel, que enfrenta o poder e acaba sendo deportado pela coroa portuguesa para Luanda a fim de cumprir uma pena de exílio de cinco anos.

No livro, comercializado ao preço de quatro mil kwanzas, o autor traz também dados sobre a árvore genealógica da família Labrego, cujos feitos levou o protagonista até Benguela, onde é apoiado por um comerciante, numa missão de manter contacto com os povos mais ao Sul, territórios onde nenhum branco conseguiu chegar na época.

Para quem procurava manter o primeiro contacto com os povos a viverem mais ao Sul do território nacional, António Manuel Labrego, contou o autor, passou por inúmeras dificuldades, uma das quais na região dos povos Ambós, onde foi capturado no Kwamatu e acabou por falecer, “tendo deixado uma vasta descendência, cuja história ajuda a dar corpo ao enredo do romance, de forte pendor histórico”.

O trajecto desta família, esclareceu o autor, durante o acto de lançamento, inserido na terceira edição do projecto cultural “O escritor do Mês”, da Livraria Mayamba, termina em 1917 com a morte do último descendente, que lutou ao lado do rei Mandume.

“Os Ventos ao Sul” é o segundo livro publicado, nos últimos meses, pela Mayamba Editora, depois da antologia “O Fantástico na Prosa Angolana”, comercializada também, ontem, ao preço de quatro mil kwanzas.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »