Ministra das Finanças diz que há dinheiro para aumento dos salários

 In Economy

A ministra das Finanças, Vera Daves, assegurou, nesta segunda-feira, em Luanda, que há recursos financeiros reservados para o aumento do salário mínimo nacional ajustamento dos salários da função pública.

Vera Daves que falava no final da sessão do Conselho de Ministro, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, que aprovou hoje o aumento do salário mínimo nacional na ordem dos 50 por cento.
A nova tabela abrange agrupamentos económicos dos sectores da agricultura, dos transportes, dos serviços, da indústria transformadora e do comércio e indústria extractiva, tendo em conta a degradação do poder de compra e a necessidade da manutenção e sustentabilidade económica

O actual salário mínimo, aprovado em 2019, fixa em 21 mil 454 kwanzas e 10 cêntimos o valor no sector da agricultura e da função pública, 26 mil 817 kwanzas nos transportes, serviços e indústria transformadora e 32 mil 181 kwanzas no comércio e indústria extractiva.

Vera Daves disse que a  medida do Executivo angolano visa reforçar o poder de compra das famílias,  procurando, da melhor forma possível, corrigir as remunerações e o rendimento básico, atendendo à perda do poder de compra resultante da inflação.

Relativamente à remuneração dos titulares de cargos públicos e políticos, clarificou que o Governo não fará reajuste, para dedicar o maior valor possível às classes mais baixas.
“Vamos maximizar o ajustamento junto das pessoas que ganham menos e mais sofrem com o impacto da inflação e com dificuldades em adquirir aquilo que é básico para a satisfação das suas necessidades individuais”, afirmou.

Também hoje, o Conselho de Ministros aprovou, para remessa à Assembleia Nacional, a proposta de Lei que autoriza o Titular do Poder Executivo a legislar sobre os Princípios Gerais Relativos à Organização e Aplicação da Estrutura Indiciária das Tabelas Salariais e dos Subsídios ou Suplementos Remuneratórios da Função Pública.

A medida visa repor a equidade salarial entre os funcionários e agentes administrativos enquadrados na carreira não técnica e nas demais carreiras do regime geral, até ao Professor Catedrático.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »