Angola na 89ª Assembleia da Interpol em Istambul

 In Politics

Angola participa na 89ª Sessão da Assembleia Geral da Interpol, em Istambul, Turquia, onde mais de 150 Delegações de Polícia do Mundo vão analisar, por três dias, questões de segurança internacional e  a cooperação entre os órgãos da Polícia Criminal.

O Ministro do Interior, Eugénio Cesar Laborinho, dirige a delegação angolana, que integra o Comandante Geral da Polícia Nacional, o Director Geral do Serviços de Investigação Criminal, o Director da Interpol-Angola, entre outros altos oficiais do Ministério do Interior.

Para este ano, a Assembleia Geral da Interpol aborda igualmente questões ligadas às informações sobre a Reforma da Governação da Interpol, a Expansão do aplicativo I-Check-it, a regular do Comité Executivo, a nomeação dos Auditores Externos da INTERPOL, o Plano de Trabalho e Orçamento da Interpol para o ano de 2022 e a Projecção responsável para o período de 2023 a 2024.

Outro ponto importante da agenda é a eleição dos órgãos Directivos, nomeadamente Presidente e Vice-Presidente da Interpol, bem como os diferentes postos de Delegados do Comité Executivo da Organização.

À margem da 89ª Assembleia Geral, O ministro Eugénio Laborinho dedicou parte da Agenda ao Combate aos crimes Cibernéticos e a Modernização Tecnológica dos órgãos de Polícia Criminal de Angola nos encontros mantidos com os homólogos. 

Vale lembrar que a Turquia acolhe o evento pela terceira vez, sendo a 24ª Assembleia Geral da Organização realizada em 1955 em Istambul e a 65ª Assembleia Geral em 1996, em Antalya. O país é um aliado importante no combate ao terrorismo internacional. As relações com a INTERPOL foram aprimoradas depois da tentativa de Golpe de Estado de 15 de Julho de 2016.

A Interpol sediada em Lyon-França, foi criada em 1923 em Viena-Áustria, como Comissão Internacional de Polícia Criminal e contava com a participação de outros 14 países. Hoje alberga 194 Estados como organização ligada à prevenção e combate ao crime internacional, cooperando na troca de informações, recursos técnicos e promoção de operações policiais.

Angola faz parte uma organização desde 1982.

[/ vc_column_text] [/ vc_column] [/ vc_row]

Delegação Angolana na 89ª Geral da Interpol em Istambul -Turquia

[/ vc_column] [/ vc_row]

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »