Angola e República Checa avaliam cooperação

 In Diplomacia

Angola e a República Checa avaliaram, nesta segunda-feira, em Luanda, o grau de cooperação e perspectivaram novas áreas para o reforço das relações bilaterais.

A avaliação foi feita durante um encontro entre delegações dos dois países, onde as partes trocaram pontos de vista sobre assuntos de carácter nacional, regional e internacional de interesse comum.

A propósito, o Ministério angolano das Relações Exteriores (Mirex) refere, em nota de imprensa, que as delegações passaram também em revista as potencialidades dos dois países e as oportunidades que os respectivos mercados oferecem.

O documento adianta que Angola e a República Checa consideraram prioritário o estabelecimento de uma cooperação sólida e efectiva nos mais variados domínios.

As delegações foram encabeçadas pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, e pelo secretário de Estado das Relações Exteriores da República Checa, Martin Tlapa.

O Mirex indica que durante a sessão de abertura Téte António fez uma abordagem sobre a realização das eleições em Angola (período Agosto de 2022), falou do registo eleitoral oficioso e da continuidade das reformas adoptadas pelo Governo angolano.

O combate à Covid-19 e o seu impacto na economia angolana, a diversificação económica, no âmbito da diplomacia económica, e a Lei do Investimento Privado, foram, entre outros assuntos, discutidos e analisados durante o encontro.

Martin Tiapa encontra-se em Luanda desde domingo, para uma visita oficial de quatro (4) dias a Angola.

Angola estabeleceu relações político-diplomáticas e de cooperação com a República Checa a 1 de Janeiro de 1993, data em que se constituiu o novo Estado Checo.

A 1 de Dezembro de 1999 foi assinada uma Declaração sobre as Relações Bilaterais entre os dois países.

Em 2006, as partes assinaram o Memorando de Entendimento e o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento.

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »