Angola e Namíbia projectam novas áreas de cooperação

 In Diplomacia, Economy

Os chefes das diplomacias de Angola e Namíbia reafirmaram esta terça-feira, em Luanda, o interesse na contínua busca de oportunidades de negócios para o desenvolvimento económico dos dois países.

Na abertura das conversações oficiais, o ministro das Relações Exteriores, Teté António, por Angola, e a vice-primeira-ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Netumbu Nandi-Diatwa, reconheceram que os dois países têm potencial para uma cooperação política e económica reciprocamente vantajosa.

Téte António declarou, na ocasião, que o Governo angolano, a par do incremento do diálogo político sobre questões africanas e internacionais, quer maior aproximação dos sectores de negócios e do desenvolvimento de parcerias público-privadas, no interesse mútuo.

Salientou que as relações económico e comerciais entre Angola e a Namíbia oferecem um vasto campo por explorar, tendo defendido a continuidade de conversações bilaterais, para identificar programas e acções que possam nortear a agenda comum de cooperação.

O ministro das Relações Exteriores reafirmou a pré-disposição de Angola, dentro das suas possibilidades, de contribuir para a resolução de problemas globais, por meios pacíficos, com vista a garantir a paz e a segurança internacional, bem como a construção de um mundo cada vez melhor.

A vice-primeira-ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Netumbu Nandi-Daitwa, valorizou o facto de o seu país partilhar com Angola recursos estratégicos, como a água, essencial ao desenvolvimento económico.

Acredita que o reforço da cooperação pode contribuir para que os dois Estados alcancem as metas de desenvolvimento estabelecidas na agenda 2026 da União Africana.

Netumbu Nandi-Daitwa afirmou que a reabertura da fronteira, encerrada devido a pandemia da Covid-19, obriga a esforços para recuperar o tempo perdido e relançar a cooperação, ao mesmo tempo que reafirmou o compromisso com a paz e estabilidade, essenciais ao desenvolvimento do continente africano.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »