Angola e Namíbia analisam cooperação económica bilateral

 In Diplomacia, Economy

O director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Carlos Cruz Sardinha, informou hoje que Angola e Namíbia vão, dentro dos próximos seis dias, passar em revista questões ligadas à agricultura, águas, economia, finanças, indústria, comércio e banca.
O responsável prestou essa informação à margem de uma reunião técnica, enquadrada na visita oficial a Angola da vice-primeira ministra e ministra das relações internacionais e cooperação da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, no período de 14 a 21 de Fevereiro.

Segundo o também embaixador, pretende-se que os passos dados até hoje se traduzam no alcance das estratégias e objectivos comuns, circunscritas em áreas como agricultura, águas, economia, finanças, indústria, comércio, banca, entre outras.

Para si, apesar de existir outros sectores importantes, os acima mencionados serão os de negociação, isto é, a serem apreciados pelos titulares das pastas dos respectivos países.

Nessa senda, disse, é desejo do Executivo angolano continuar a trabalhar com a Namíbia em iniciativas de cooperação que beneficiem os dois povos e que estas impliquem na mudança directa da qualidade de vida das populações.

Por seu turno, o director executivo do Ministério da Industrialização e Comércio da Namíbia, Sikango Haihambo, disse esperar que findo os trabalhos dos técnicos, os namibianos possam levar alguma experiência de Angola e também deixar. Mas que tudo ser em torno do bem-estar dos dois povos.

De acordo com o programa da visita da missão empresarial da Namíbia, realizar-se-á, a partir deste dia 15, na sede do MIREX, um encontro bilateral, a nível ministerial e sectorial com a parte angolana, que integrará, entre outros, os titulares das pastas das Relações Exteriores, Finanças, Indústria e Comércio, e Transportes,

O programa contempla ainda deslocações às províncias do Bengo e Kwanza-Sul, onde visitará empreendimentos económicos, como plantações de banana, fábrica de fraldas descartáveis, produtos sanitários, cosméticos e detergentes, além de indústrias têxteis e de biscoito.

Em Luanda, a missão namibiana vai à Zona Económica Especial (ZEE) constatar a fábrica de plástico, produção de vidro e linha de montagem de tractor.

Está também reservado o momento de assinatura de acordos e declarações à imprensa.

Os dois países vão assinar três instrumentos jurídicos, designadamente “Memorando de entendimento sobre a cooperação no domínio do comércio, investimento e promoção da cooperação industrial”, “Acordo que estabelece as regras provisórias de operação conjunta do Aproveitamento Hidraúlico do Calueque” e o “Projecto de acordo para criação do fórum de negócio entre as câmaras de comércio da República de Angola e da República da Namíbia”.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »