Angola e Emirados Árabes Unidos reforçam relações de cooperação

 In Politics

O Presidente da República completada esta terça-feira (21), em cerimónias separadas, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), líderes empresariais do setor imobiliário e ligados a diversas indústrias, no quadro da visita de trabalho de três dias, que efectua desde, segunda-feira (20), ao país do Médio Oriente.

Aos homens de negócios dos EAU, o Chefe de Estado falou sobre as medidas implementadas pelo Executivo, com vista a criar um bom ambiente de negócios no país.

No quadro da agenda de trabalho no Emirado de Abu Dhabi, o Presidente da República, na companhia do representante do presidente na região de Al Dhafra, xeque Hamdan Bin Zayed Al Nahyan, apresentou uma assinatura de quatro memorandos de entendimento, com destaque para o que visa propor a implantação do Programa de Transformação Digital no país (Digital Angola 2024).
Outro instrumento jurídico rubricado pelos Governos dos dois países, é o de cooperação e exploração de oportunidades nos mais variados setores. Os memorandos de intenções para cooperação no setor dos Transportes e de entendimento no domínio da Energia e Águas também foram assinados pelos dois Governos.
O memorando no domínio da Energia e Águas visa, essencialmente, a implementação de um programa de energia solar e armazenamento de energia. Todos os instrumentos jurídicos referenciados foram assinados, da parte angolana, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, enquanto o ministro de Estado Sheikh Shakhbout Al Nahyan rubricou pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos.
O Presidente João Lourenço, a chegada em Abu Dhabi, para uma visita de três dias aos Emirados Árabes Unidos na primeira jornada, produziu resultados substanciais, com os quatro memorandos de conhecimento assinados, dando assim um impulso concreto às relações de cooperação entre os dois países .
O Chefe de Estado cumpriu hoje uma longa jornada de audiências, ao longo da qual menção particular aos homens de negócios e líderes de empresas e grupos econômicos com contribuição assinalável para o robusto Produto Interno Bruto (PIB) deste país, dos mais prósperos do Médio Oriente e do mundo.

Segundo o programa, no terceiro e último dia da missão (amanhã, quarta-feira), o Estadista angolano vai dedicar largas horas à exposição universal Expo Dubai 2020, para prestigiar uma jornada reservada à República de Angola.
Além de visitar o stand de Angola e outros pontos da gigantesca montra da modernidade, está previsto que o Presidente João Lourenço discursa no local e assista a um espectáculo com a participação de músicos angolanos, nomeadamente, Yola Semedo, Nanutu, Daniel Nascimento, entre outros .

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »