Angola defende em Istambul mais justiça com África no combate à COVID-19

 In Diplomacia, Politics

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Dr. Adão de Almeida, exortou hoje em Istambul mais justiça no combate à pandemia COVID-19 e maiores oportunidades de exportação dos produtos acabados de África. O Pronuncimanto foi feito na III Cimeira Turquia-África, sobre Parceria para o Desenvolvimento e Prosperidade Comum, que decorreu no Centro de Congressos de Istambul de 16 a 18 de Dezembro. O Ministro de Estado participou no evento na qualidade de chefe da delgação angolana, em representação de S. E. o Presidente da República, João Lourenço.

No último dia de trabalhos, os delegados ao evento apresentaram a declaração Conjunta dos Chefes de Estado e de Governo participantes a III Cimeira Turquia – África, adoptaram o plano de acção 2022-2026 com destaque para a cooperação nos domínios da Paz, Segurança e Governação, Comércio Investimento e Indústria, Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação.decidiu-se igualmente o incremento de políticas de desenvolvimento da Juventude e das mulheres, a criação de Infraestruturas, para agricultura, a promoção do Sistema de Saúde, bem como uma monitorização conjunta do referido plano pelas partes envolvidas.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan lembrou que ” a Turquia nunca virou as costas  à África ” e que desde o estabelecimento da sua parceria estratégica com o continente berço, os seus pilares fundamentam-se numa lógica de vantagens recíprocas. O Presidente Erdogan sustentou a vitalidade da parceria estratégica Turquia-África com dados estatísticos que  registam um aumento de 5 para 50 mil milhões de dólares do volume das trocas comerciais, com uma dinâmica para os 75 mil milhões nos próximos tempos. Enfatizou que, nos 16 anos de caminhada comum, ambas as partes aumentaram reciprocamente o número de Embaixadas, como veículos indispensáveis para o estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre Africa e a Turquia.

Por seu turno, o Ministro de Estado, Adão de Almeida, chefe da delegação angolana, destacou na sua intervenção, o papel crucial dos estadistas no desenvolvimento dos respectivos países, ressaltando que “os últimos seis meses podem ser apresentados como um bom exemplo de como a vontade e visão dos estadistas são determinantes para firmar o rumo das relações políticas, comerciais e de amizade entre os povos e os Estados e eleva-las a níveis de excelência”.

No que respeita à cooperação com Angola, Adão de Almeida frisou o alcance e significado das visitas presidenciais realizadas este ano pelos Presidentes João Lourenço e Recep Tayyp Erdogan, respectivamente à Turquia e a Angola, bem como a inauguração da ligação aérea entre Istambul e Luanda, simbolizando o testemunho do reforço da cooperação no plano bilateral e do espírito da parceria estratégica entre a Turquia e África.

Angola apresentou igualmente a sua agenda governativa com prioridade, na moralização da Sociedade e o combate à Corrupção; a diversificação da economia e o fomento da produção nacional; a abertura do país ao Investimento Estrangeiro, tendo criado um ambiente de negócios mais favorável a todos e com garantias de estabilidade política, económica e social.

Adão de Almeida exortou aos participantes e ao Mundo, a definição de estratégias de combate à pandemia da COVID-19, que garantam fácil e justo acesso às vacinas, por parte dos países africanos, tendo convidado os investidores a criarem uma indústria farmacêutica em Angola, de modo a aumentar a produção de medicamentos e de vacinas em África. Pediu igualmente maiores oportunidades de exportação de produtos acabados de África.

Participaram no evento 20 Chefes de Estado africanos, o Presidente da Comissão da União Africana, Mousa Faki Mahamar e convidados. De Angola estiveram a acompanhar o Ministro de Estado, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, Suas .Excelências Victor Francisco dos Santos, Ministro da Indústria e Comércio; Embaixador José Patricio, Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades angolanas; Franco Mufinda, Secretário de Estado para Saúde Pública; Helder Jonas Marcelino, Secretário de Estado do Turismo e funcionários Seniores do governo angolano.

Actividades da Delegação

À margem da cimeira, o Chefe da delegação angolana recebeu em audiência empresários que pretendem investir no nosso país.

Os Secretários de Estados que integram a delegação angolana participaram de abordagens temáticas, onde deram igualmente as suas contribuições nas reuniões técnicas. O ministério da saúde na pessoa do Secretário de Estado, Franco Mufinda, abordou a experiência de Angola no combate ao COVID 19, e  no domínio do turismo, o Secretário de Estado do Turismo, Helder Jonas Marcelino, destacou as potencialidades de Angola e a necessidade de cooperação no domínio dos resíduos sólidos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »