III Fórum Económico e de Negócios África-Turquia

 In Articles

O III Fórum Económico e de Negócios África-Turquia, promovido pelo Ministério do Comércio da República da Turquia, em cooperação com a Comissão da União Africana e a DEIK (Conselho de Relações Económicas Estrangeiras), iniciado ontem, terminou seus trabalhos hoje, via online.

O Presidente da Turquia, S.E. Recep Tayyip Erdogan, participou na sessão de abertura tendo destacado o aumento da presença da Turquia no continente, traduzido em Acordos de cooperação económica com 47 (quarenta e sete) dos 55 (cinquenta e cinco) países africanos e no aumento do volume do comércio de 5.4 bilhões de dólares para 26.2 bilhões em 2019.

“A sinceridade, a irmandade e a solidariedade, são a essência dos laços das relações com a África”, que em tempos de pandemia não deixou a Turquia indiferente ao providenciar equipamento médico a 46 nações africanas, destacou ainda o Presidente Erdogan.

No comunicado conjunto deste III Fórum Ecónomico e Empresarial as partes registraram com satisfação, que a parceria entre a Turquia e a África tem crescido, aprofundado e tornado-se mais diversificada. Neste fórum virtual, trocaram-se opiniões como ultrapassar os impedimentos ao desenvolvimento do comércio em tempos de pandemia.

Neste III Fórum que antecede a III Cimeira Turquia-África a realizar-se em Abril de 2021, em Istambul, houve uma ampla abordagem de como enfrentar os tempos da pandemia e o “novo normal” Pós-Covid-19 nos diferentes painéis interactivos entre empresários, NGOs, Institutos Académicos, sector financeiro e Ministros da Turquia e dos países africanos.

Os participantes deste Fórum saudaram os esforços da integração regional de África, particularmente o Acordo do Comércio Livre assinado em 2018, e expressaram também o seu apoio a Agenda 2063 da União Africana e 2030, a Agenda do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, baseado no crescimento inclusivo e sustentável dos países africanos.

Até à realização da III Cimeira agendada para Abril do próximo ano, a Turquia e a África estão determinadas em explorar oportunidades no domínio da agricultura, investimentos, infra-estructura, energia e no ramo farmacêutico.

Angola esteve representada pelo Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, a partir de Luanda, e pelo Embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, a partir de Ankara.

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Translate »