Angola produz 36 milhões de barris em Janeıro

 In Economy

Angola produziu, no mês de Janeiro, um volume total de 36,611 milhões de barris de petróleo, com uma média diária de 1.181 milhões de barris dia.

Em comparação com o mês de Dezembro, 2021, registou-se um acréscimo de 3 por cento, após a produção de 35, 634 milhões de barris. O Bloco 17 com uma média diária de 390,026 barris de petróleo dia (KBPD) posicionou-se como maior produtor no período em análise, seguido do Bloco 32 com uma produção de 152,768 KBPD e em terceiro lugar aparece o Bloco 0 com uma produção diária de 149,372 KBPD.

Preços em alta

Ao longo do mês de Janeiro, ainda de acordo com dados da PetroAngola, observou-se um aumento significativo nos preços do barril de petróleo nos mercados internacionais.

O Brent, benchmark (petróleo bruto de referência) para as ramas angolanas foi comercializado a uma média de USD 84,95/BBL, um aumento na ordem dos USD10,51/BBL em comparação com a média mensal de Dezembro em que se registou um preço médio de USD 74,44/BBL.

No período em análise, o Brent foi comercializado ao preço mais alto de USD 89,26/BBL, tendo atingido uma média mensal de USD 84,95/BBL, ao passo que o WTI, referência para os EUA, atingiu o preço mais alto de USD 88,15/BBL e foi comercializado a uma média mensal de USD 82,32/BBL.

O mercado, segundo a consultora nacional, encontra-se estruturalmente em “backwardation”, ou seja, em retrocesso, com as vendas a spot a serem comercializadas acima das vendas futuras. Para o mês em causa, o Brent datado foi comercializado a USD 1,26/BBL acima do valor das entregas futuras. A estrutura actual do mercado reflecte as preocupações relacionadas com a oferta do petróleo nos mercados internacionais a curto prazo.

Ramas “Girassol”

Girassol foi a rama angolana mais bem valorizada no mês de Janeiro deste ano, atingindo o preço mais alto de 90,78 dólares por barril de petróleo (BBL) e uma média mensal de USD 86,05/BBL.

Depois do Girassol segue a rama de Cabinda, sendo a segunda mais bem valorizada ao atingir uma média mensal de USD 85,28/BBL e o preço mais alto de 91,65/BBL, de acordo com o Boletim Mensal sobre Petróleo publicado pela consultora nacional, PetroAngola, retomado, ontem, pela Agência Angola Press (Angop).

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »