Em África, o conceito de cultura de paz está enraizado nos valores, sistemas de crenças e formas de espiritualidade, conhecimentos e tecnologias locais, tradições e formas de expressão cultural e artística que contribuem para o respeito aos direitos humanos, a diversidade cultural, solidariedade e a rejeição da violência para construir sociedades democráticas.

A ideia de lançar a Bienal para uma cultura de paz surgiu em Luanda (Angola) durante o Fórum Pan-Africano «Fontes e recursos para uma Cultura de Paz» organizado conjuntamente pela UNESCO, União Africana e Governo de Angola em Março de 2013. O Fórum permitiu, o lançamento de um movimento continental e sustentável para uma cultura de paz em África e, por outro lado, ajudou a sensibilizar e mobilizar campanhas a nível nacional sob o lema da União Africana “Agir pela paz”.

A primeira edição da Bienal decorrerá de 18 a 22 de Setembro 2019 em Luanda, Angola.

Está iniciativa continentale é :

  • Uma plataforma para promover a diversidade cultural e a unidade africana
  • Um lugar propício para intercâmbios culturais internacionais e intra-africanos
  • Uma reunião especial que reúne, a cada dois anos, actores e parceiros de um movimento pan-africano para a prevenção da violência e dos conflitos e a consolidação da paz.

A Bienal também será uma plataforma para mulheres e jovens africanos. Por outro lado uma oportunidade para lançar campanhas de conscientização pública como parte do Dia Internacional da Paz (21 de setembro).

A Bienal será baseada em três eixos :

  1. Fórum de Parceiros – Aliança para África, uma grande oportunidade para apoiar programas emblemáticos para África através do desenvolvimento de projetos em maior escala e iniciativas que provaram ser bem sucedidas no continente africano
  2. Fórum de Ideias, Fórum da Juventude e das Mulheres, três plataformas de reflexão sobre o futuro de África, visando a divulgação de boas práticas e soluções para a prevenção e resposta a crises, resolução e atenuação de conflitos
  3. Festival de culturas, onde os países africanos e das diásporas poderão mostrar as suas diversidades culturais e suas capacidades de resiliência aos conflitos e violências.

Edição 2019 : 18 – 22 setembro (Programa provisório)

Inscrição online disponível aqui: https://fr.unesco.org/feedback/biennale-luanda-online-registration-biennale-luanda-rsvp

Credenciamento de imprensa aqui: https://ciam.gov.ao/credenciamento/(link is external)

Para mais informações, visite o site oficial da Bienal do Governo de Angola: https://bienaldeluanda.gov.ao/

Start typing and press Enter to search

Translate »