UNTA propõe seis meses de repouso pós-parto

 In Politics

A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA) Confederação Sindical propõe seis meses de licença de maternidade contra os actuais três.
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pela presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Maria do Carmo Nascimento, depois de um encontro de trabalho na Assembleia Nacional com a UNTA.

A deputada explicou que foi discutida a revisão da Resolução 190, sobre a eliminação da violência e assédio no local de trabalho, cujo tratado é im-pulsionado pela Orga-

nização Internacional do Trabalho, para preservar os direitos da mulher. Para o alcance da meta, os participantes solicitaram a criação de uma co-missão conjunta entre mulheres parlamentares, UNTA e técnicos do Mi-nistério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social para tornar célere a ratificação da Convenção.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, que apresentou a proposta, o objectivo é assegurar um processo de aleitamento materno-infantil seguro, bem como a convivência saudável entre a mãe e o bebé, pois esse tempo “necessário para que a criança ganhe imunidade”.

Precisou que o leite materno durante seis meses torna a criança mais saudável e inteligente, além de contribuir no corte das hemorragias na mulher e reduzir a probabilidade de ter cancro do útero. Por outro, alertou que aos três meses o desempenho da mulher no local de trabalho pode ser afectado devido aos possíveis problemas de Saúde do menor.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »