Sonangol produz 95% dos lubrificantes

 In Economy

A Sonangol produziu, no ano passado, 95 por cento dos produtos de lubrificantes comercializados no país, uma capacidade que deu apenas cinco por cento de margem para a importação desses derivados do petróleo em 2021.

De acordo com dados avançados pela Angop, a percentagem comercializada é alimentada pela fábrica de lubrificantes da petrolífera nacional, com uma capacidade de produção de 17.600 toneladas métricas (TM) por ano.

No ano passado, foram produzidas aproximadamente 6.700 TM, representando os 95 por cento dos produtos vendidos e o défice de cinco por cento correspondeu a uma gama, considerada de especial adquirida por importação por esta firma angolana.

Segundo uma comunicação da sociedade nacional de combustíveis, Ngol é a marca de lubrificantes da Sonangol e tem à sua disposição produtos para automóveis e motociclos (auto), para actividades e ou equipamentos marinhos e para indústrias.

Ao contrário dos lubrificantes, o volume das importações de combustíveis, em 2021, foi de aproximadamente 67 por cento; e o de aquisições de combustíveis foi de cerca de 3,7 milhões de TM de produtos, com o gasóleo a representar 48 e a gasolina 31 por cento.

Do total do combustível produzido localmente (33%), a Refinaria de Luanda, actualmente em obras de ampliação, forneceu 30 por cento, o Topping de Cabinda (3%), enquanto os 67 por cento em falta foram cobertos com recurso à importação. O documento atesta, ainda, que a importação de gasóleo e gasolina representou um custo anual de aproximadamente 1,750 mil milhões de dólares.

Reversão do quadro
Prevê-se que a intenção da eliminação da necessidade de importação de combustíveis, em Angola, será materializada com os projectos de construção e ampliação das refinarias de Luanda, de Cabinda e do Lobito, este última até em 2025.

Em retrospectiva de algumas realizações de 2021, publicadas no jornal Pacaça da Sonangol, referente ao mês de Janeiro, o seu presidente do Conselho de Administração, Gaspar Martins, destacou a expansão dos projectos das refinarias, que vão permitir ainda mais a independência externa de derivados.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »