Sociedade Mineira de Catoca obtém lucro acima de 200 milhões de dólares

 In Economy

A gestão angolana a frente da Sociedade Mineira de Catoca obteve, em 2021, o melhor resultado dos últimos cinco anos da companhia diamantífera ao apurar um lucro líquido de 200 milhões de dólares.

De acordo com o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Mineira de Catoca e também presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA), José Manuel Ganga Júnior, este resultado ultrapassa a média de 140 milhões de dólares, alcançada nos últimos anos sob gestão de parceiros expatriados.

Ganga Júnior fez saber aos sócios que a equipa liderada pelo angolano Benedito Paulo Manuel tem somado muitos êxitos ao longo dos três últimos anos de liderança da companhia.

O resultado positivo alcançado, explicou, ficou muito mais notável com os números do ano passado, quando todos esperavam o pior cenário em consequência da pandemia da Covid-19, mas a empresa atingiu níveis de rentabilidade nunca antes registados.

Segundo fontes consultadas, a actual direcção destacou-se, igualmente, por ter estabelecido uma maior aproximação com o Governo local e as comunidades, tendo a empresa desenvolvido projectos sociais particularmente importantes, com impacto na vida de milhares de famílias.

Os programas de responsabilidade social vão desde a educação, saúde, abastecimento de água, fomento ao empreendedorismo e o apoio à mulher rural.

Na recente reunião de sócios, o administrador da Endiama, Paureano Receado Paulo, fez saber que a entidade pública mantém plena confiança na actual gestão, tendo sublinhado que “a equipa que ganha não se mexe, e parabenizado todo o colectivo de trabalhadores desta importante empresa, pelos bons resultados apresentados”.

Há já visto que a direcção de Catoca empreendeu uma maior aproximação ao Go-verno local e o reforço dos programas sociais.

Na ocasião, o administrador Executivo do IGAPE, Raimundo Santa Rosa, sublinhou que os resultados de Catoca ultrapassam todas as expectativas, “facto que deixa completamente confortáveis e seguros de que esta equipa de gestão está a fazer um grande trabalho” disse.

O IGAPE participou da Assembleia-geral na qualidade de representante da sócia LLI, uma vez ser a fiel depositária das acções da LLI.

Projecto consolida posição

Pese embora tenham sido registadas posicionamentos diferentes em determinados pontos da agenda, sobretudo manifestadas pela sócia Alrosa, representada por Vladimir Marchenko, vice-presidente da Alrosa, os participantes entendem ter ficado claro que os resultados obtidos pela equipa de gestão, liderada por um angolano, são os melhores da história da empresa, ao contrário do desempenho controverso de Sergey Amelin, anterior director-geral, indicado pela Alrosa.

No termo da 68ª Assembleia Geral de Sócios da Sociedade Mineira de Catoca, entre os principais pontos discutidos, ficou decidida a manutenção do actual conselho de gerência, nomeadamente, Benedito Paulo Manuel, que é o presidente do Conselho de gerência e também director-geral; Paulo Mandela do Amaral Martins, adjunto para a Administração; Sergey Chuvilin, adjunto para Finanças e Aleksandr Kozupev, adjunto para a área Técnica.

Responsabilidade Social

A história da Sociedade Mineira de Catoca está profundamente ligada ao desenvolvimento económico e social da região Leste do país, por ser o maior empregador privado da circunscrição e um grande contribuinte, mas sobretudo por conta dos programas sociais.

Informação disponibilizada dá conta que, nos últimos anos, a empresa desenvolveu alguns dos mais importantes projectos sociais, alargando o campo da responsabilidade social para outras regiões, beneficiando comunidades em Luanda com o apoio a hospitais, nomeadamente em Talatona e Zango, além de apoios a escolas em Luanda e no Uíge. Apoiou-se também, pontualmente, a Arquidiocese da Igreja Católica no Namibe. Esses apoios foram extensivos ao domínio cultural, tendo Catoca patrocinado algumas das grandes manifestações culturais do país, bem como a publicação de uma dezena de livros.

Em benefício das comunidades circunvizinhas da mina de Catoca, pela primeira vez, a empresa iniciou um processo de requalificação de habitações na comunidade, com o projecto do Sambaia, que previu também a construção de 125 moradias. Como forma de reforço na contribuição para a melhoria das condições de vida das populações, foram instalados sistemas de abastecimento de água potável e de iluminação, jangos comunitários e programas de fomento agrícola, com a criação de cooperativas, às quais fornecem insumos e equipamento às populações.

Para contribuir na redução da fome e da pobreza na região, a Sociedade Mineira de Catoca busca o empoderamento das famílias com a geração de rendas. Já em parceria com o Governo e a Fundação Brilhante, implementaram os programas sociais estratégicos (Catoca Aluno, Catoca Mulher Rural, Catoca Jovem Empreendedor e Catoca Académico), para as populações da Lunda-Sul, Lunda-Norte e do Moxico.

Localizada na província da Lunda-Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 75 por cento da produção de diamantes do país. Actualmente, com 27 anos de existência, Catoca é a empresa que mais gera empregos no sector privado da província da Lunda-Sul, tendo promovido já mais de 5.000 empregos directos e indirectos, número que poderá subir com o início de exploração, nos próximos anos, em outros projectos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »