Sector da Energia e Águas assinala níveis de crescimento

 In Politics

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse esta quarta-feira (29) em Luanda, que não há segmento da produção de energia eléctrica ao longo dos últimos cinco anos, registou-se um incremento de potência instalado de 1.321,60 MW .

“Se partirmos do princípio que em 2017 contávamos com uma potência instalada de 2.354,52 MW, ao passo que em Dezembro de 2021 a potência instalada é de 5.880,19 MW”, referiu.

João Baptista Borges que falava durante uma mensagem de balanço, sublinhou que este incremento deveu-se em muito à entrada em operação das turbinas de Laúca, para além de outros imputos.

“Um fator importante a realçar é que, com o aumento da produção hídrica, verificou-se uma redução drástica no consumo de diesel para a geração térmica de energia elétrica”, destacou.

Em relação à expansão e acesso à energia eléctrica, saliente que no ano passado, foi concluída a interligação entre os sistemas Norte e Centro, com uma integração no Sistema Eléctrico Nacional das províncias de Benguela, Bié e Huambo.

Segundo João Baptista Borges, no âmbito do setor das Águas “embora os desafios sejam ainda muitos, existem vários projectos cuja conclusão está para breve”.

Neste contexto, assinalou como obras de reforço e reabilitação de sistemas de abastecimento de água, como são os casos do Ecunha, que tem previsão de termino em Janeiro de 2022, Tchindjendje, em Abril do mesmo ano, TchicalaTcholoanga, também em Abril de 2022, Chitembo, Março de 2022, Lundas Norte e Sul (Dundo e Saurimo), distribuições complementares, em Setembro de 2022, Maquela do Zombo, Maio de 2022 e Ondjiva, no Cunene, no que concerne à redes de distribuição, em Abril de 2022, entre outros projectos a nível nacional.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »