PRODESI disponibiliza Kz 1,3 mil milhões para Agrıcultura

 In Economy

Um total de mil 365 milhões e 150 mil kwanzas foram disponibilizados pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), para o financiamento de projectos virados para a área da Agricultura na província do Cunene, durante o ano 2021.
De acordo com o director do gabinete de Desenvolvimento Integrado da província do Cunene, Orlando Kamati, beneficiaram do financiamento 16 cooperativas das 18 legalizadas na província, num valor médio de 255 milhões de kwanzas.

Do valor desembolsado, 1 110 milhões de kwanzas foram a favor de produtores, fazendeiros, projectos de transformação de produtos, ligados à pequena indústria.

O responsável realçou que o PRODESI inscreveu 246 candidaturas de pedidos de créditos desde 2020 até ao presente momento, mas acontece que o programa está a ser reestruturado, passando a ser denominado programa de aceleração do PRODESI, uma opção que esteve em estudo durante o final do ano passado. “Foi-nos agora orientado pelo Ministério da Economia e Planeamento para aferir aquilo que são as potencialidades económicas e em função disso fazermos um plano de acção concreto para ser integrado ao Programa de Aceleração do PRODESI”, disse Orlando Kamati.

Explicou também que as empresas receberam valores acima dos 100 milhões de kwanzas. Já as cooperativas agropecuárias, o valor limite máximo do financiamento é de 50 milhões de kwanzas cada uma, com uma taxa de juro de 7.5 por cento.

“Estamos a notar diversos constrangimentos, porque nem todos os projectos foram implementados na margem do rio Cunene como era previsto e houve ao mesmo tempo muitos obstáculos causados pela Covid-19, que inviabilizou a implantação completa de várias iniciativas. Mas ainda assim, os produtores têm vindo a honrar, embora com algum atraso, o reembolso”, assumiu.

Orlando Kamati acrescentou que os projectos aprovados estão a ser implementados em todos os municípios da província, o que anima os produtores, porquanto representa uma mais-valia para a produção e a geração local de emprego. Segundo o director, sem ter precisado os números, o sector económico e produtivo na província controla várias associações de camponeses, cooperativas agro-pecuárias e pesqueiras, agricultores, bem como indústria.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »