PRODESI aprova 10 projectos em uma semana

 In Economy

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) permitiu, no período de 8 a 15, a aprovação de mais 10 projectos, dos 35 que se encontravam em negociação na banca comercial.

Os dados foram avançados, terça-feira (15), em Luanda, no habitual briefing bissemanal, pela secretária de Estado para a Economia.

Dalva Ringote esclareceu que dos 10 projecto já aprovados houve desistências de dois projectos por vontade própria dos promotores, ficando apenas oito, que representam o valor de 189 mil milhões de kwanzas desdembolsados.
Destes, 18 projectos são do sector da Agricultura e os restantes dos ramos do Comércio e Distribuição, Indústria, Pecuária e Pesca Marítima.

Ainda neste processo, a secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, realçou que, dos projectos a província de Benguela lidera com três no ramo da agricultura e pesca marítima, avaliados em 79 milhões de kwanzas, Huila com dois nos ramos da agricultura e indústria, num valor de 65 milhões de kwanzas.

Outros projectos em causa, estão distribuídos na província de Malange com um projecto no ramo da agricultura avaliado em 17 milhões de kwanzas, Luanda com um projecto no subsector do comércio e distribuição, estimado em cerca de 15 milhões de kwanzas, e Cuanza-Sul também com um projecto, no subsector da pecuária, no valor global de 11 milhões de kwanzas, o que totaliza, os oito projectos aprovados na semana finda.

Por um lado, quanto à desistência das duas entidades, Dalva Ringote explicou que surge pelo critério de legibilidade, que o Deutsche Bank tem apresentado para o financiamento de projectos, neste âmbito, destacou, as entidades podem reflectir sobre o modelo operacional que se propõe a implementar.

“Os promotores não vão sofrer nenhuma sanção por desistirem dos projectos já admitidos, porque no espaço do contrato, que é celebrado com a instituição bancária, qualquer das partes pode desistir, enquanto não haver desembolso do valor a receber”, esclareceu.

“Naquilo que é a isenção de financiamento, todo o exercício levado a cabo pelas empresas, tem suporte do Executivo, que trabalha sem cessar com instituições bancárias nacionais e intencionais, na identificação de mecanismos, que garantam alavancar o sector económico”, realçou.

Dalva Ringote, que reforçou, o PRODESI, permitiu de 2019 até a presente data a aprovação de mais 1.000 projectos, que ascendem a um valor aproximado de 880 mil milhões de kwanzas.

Agentes formalizados aguardam crédito bancário
O Programa da Reconversão de Economia (PREI) formalizou, de Janeiro de 2021 a 15 de Fevereiro do corrente ano, um total de 76.285 agentes entre micro empresas e cooperativas, dos quais, 6.703 avançaram com pedido de microcrédito.

Segundo avançou a secretária de Estado para a Economia, muitos dos pedidos de crédito em causa são de cidadãos formalizados a nível dos mercados informais, e que, até final deste mês, terão resposta positiva do financiamento.
Dalva Ringote, explicou ainda que, o plano de extensão do PREI, está na sua fase avançada, com uma cobertura de cerca de 50 por cento do território nacional, abrangendo já, as províncias do Huambo, Bié, Malanje, Cuanza-Norte, Huíla, Cunene e Luanda.

“No total de agentes formalizados 62 por cento são mulheres e 38 por cento homens”, frisou Dalva Ringote, que acrescentou, no ponto de vista dos sectores formalizados destacam-se actividades ligadas ao ramo do comércio com 56 por cento, seguido da manufactura com 23 por cento, outras actividades com 14 por cento, e ramo dos serviços com sete.

No âmbito da extensão da campanha de formalização, o ministro da Economia e Planeamento, procedeu o programa ontem, na província do Moxico, mercado da Baúca, onde a previsão é formalizar três mil agentes.

Para a próxima etapa, o Programa de Reconversão da Economia será lançado na província da Luanda-Sul, mercado de Candembe, onde prevê-se uma população de dois mil, e na Lunda-Norte no mercado do Canunguna com 1.500 comerciantes controlados.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »