PRIMEIRA VİSİTA DO CHEFE DE ESTADO ANGOLANO À TURQUIA

 In Articles

PRIMEIRA VİSİTA DO CHEFE DE ESTADO ANGOLANO À TURQUIA

 

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, visitou a Turquia nos dias 27 e 28 de Julho, a primeira de um Chefe de Estado angolano a este pais Euro-asiático.

A missão do estadista angolano centrou-se, essencialmente, na avaliação de todo o quadro de cooperação bilateral e na identificação de novos investimentos.

Durante dois dias (27 e 28 de Julho), o Presidente da República manteve contactos com altas entidades do Estado turco e influentes homens de negócios, aos quais apresentou a visão de Angola sobre os novos rumos da cooperação bilateral.
Nesta senda, foram assinados acordos em vários domínios, com destaque para o económico, comercial e diplomático, que as duas delegações consideraram estratégicos e mutuamente vantajosos.

Com efeito, as partes rubricaram um Acordo sobre Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Especiais, para facilitar as trocas comerciais, fomentar o turismo e a assegurar a entrada e saída regular de eventuais investidores. Foi, também, assinado um Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Mecanismo de Consultas Políticas, entre os ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Turquia. De igual modo, rubricou-se um Memorando de Entendimento entre as academias diplomáticas dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia.

Outro diploma assinado foi o Acordo para a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos entre os dois países, assim como o Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas de Angola (INAPEM) e a Organização de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas da Turquia.

Foi igualmente assinado um acordo de cooperação no domínio da aviação civil que vai permitir para ainda este ano a abertura da ligação aérea entre Istambul e Luanda.

Com os ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e o da Energia e Recursos Naturais da Turquia, foi assinado o Memorando de Entendimento sobre a cooperação nos domínios dos hidrocarbonetos e mineiro.
No mesmo sentido, rubricou-se um Memorando de Entendimento entre os ministérios angolano da Energia e Águas e o da Energia e Recursos Naturais da Turquia sobre a cooperação nos domínios das energias renováveis e da eficiência energética.
Foi ainda apreciado um Protocolo de Cooperação entre a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Corporação de Rádio e Televisão da Turquia (TRT), bem como um Processo Verbal da 2.ª Sessão da Comissão Conjunta sobre Cooperação Comercial, Económica e Técnica Angola–Turquia.
Ainda no quadro da assinatura de instrumentos jurídicos, para a melhoria da base de cooperação, foi assinado, pelo Conselho de Relações Económicas com o Exterior da Turquia (DEIK) e pela Agência de Investimentos Privado e Produção das Exportações (AIPEX), um Acordo para a criação de um conselho de negócios.

Angola e a Turquia têm relações diplomáticas desde 1980 e cooperam, com regularidade, em áreas como o comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.

Esta primeira visita do Chefe de Estado angolano à Turquia culminou com a realização de um concorrido fórum empresarial Angola-Turquia focado no investimento público e privado e no ambiente de negócios em Angola.

 

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Translate »