Presidente inaugura novo Hospital Sanatório de Luanda

 In Social

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta terça-feira o Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, antigo Hospital Sanatório de Luanda.

Acompanhado pela Primeira-dama, Ana Dias Lourenço, pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa e por membros do Executivo, o Chefe de Estado angolano percorreu as diferentes áreas da nova unidade hospitalar.

Localizada no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, a infra-estrutura está orçada em cerca de 214 milhões, 85 mil e 456,35 dólares. O valor inclui construção, reabilitação e apetrechamento da unidade sanitária.

A capacidade de internamento é de 300 camas, mas o hospital pode atender muito mais pacientes, no serviço de ambulatório que passa a integrar um departamento de acidentes e emergências, área de fisioterapia e um centro de diagnóstico não invasivo.

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardia, Dom Alexandre de Nascimento, terá ainda quatro salas de operações e duas de procedimentos de broncoscopia, salas de tomografia axial computadorizada, conhecida por TAC, de ressonância magnética, rádio fluoroscopia, Raio-X, um laboratório principal, e laboratórios de cateterismo e relaxamento volumétrico, salas especializadas para operação cardio-pulmonar, de angiografia e de medicina nuclear.

Um serviço de esterilização, uma farmácia e uma morgue fazem parte, igualmente, do complexo hospitalar, que neste momento tem 538 profissionais de saúde, sendo 25 médicos, 18 dos quais angolanos e sete cubanos, 215 enfermeiros e 298 funcionários de apoio.

Estes profissionais vão cuidar de pacientes adultos e crianças com tuberculose multirresistente, alguns dos quais seropositivos. Haverá também enfermarias para pacientes cirúrgicos infectados e não infectados, bem como camas para tratamento intensivo.

Para capacitar os seus quadros, o complexo hospitalar dispõe de um centro de formação equipado com salas de simulações de unidade de cuidados intensivos, de bloco operatório e de múltiplas funções, de ressuscitação e de simulação de observação, além de uma sala de estudos de casos e um auditório para formação profissional.

Produção de oxigénio

A produção de oxigénio será feita no hospital, igualmente, com serviços de refrigeração, energia alternativa, 450 vagas na área de estacionamento e um moderno e atractivo arranjo paisagístico.

O Hospital Sanatório de Luanda foi a primeira unidade sanitária visitada por João Lourenço, após a tomada de posse como Presidente da República.

A cerimónia de inauguração do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-pulmonares Dom Alexandre do Nascimento contou, igualmente, com a presença do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, membros do Executivo, entre outros convidados.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »