Presidente da Guiné Equatorial envia mensagem a João Lourenço

 In Diplomacia, Politics

Uma mensagem para o Presidente da República, João Lourenço, enviada pelo homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, foi entregue, quinta-feira, em Luanda, pelo embaixador daquele país em Angola, Protasio Nnaga, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António.
A mensagem, cujo teor não foi revelado, deverá estar relacionada com a divulgação dos resultados definitivos das Eleições Gerais, que culminaram com a reeleição de João Lourenço ao cargo de Presidente da República.

A nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, tornada pública ontem, refere que Angola e a Guiné Equatorial gozam de “boas relações” de amizade e irmandade, e mantêm acordos de cooperação nos mais variados domínios da vida política, diplomática, comercial, social e cultural.

Cartas Figuradas

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, ontem, na sede do Mirex, as Cartas Figuradas da nova chefe da missão diplomática da República do Ghana em Angola.

Trata-se da diplomata de carreira Mavis Esi Kusorgbor, que já desempenhou funções de relevo no Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país.

As relações entre Angola e o Ghana são “excelentes”, e os dois países mantêm laços de cooperação nos domínios da paz e segurança, recursos minerais, pescas, agricultura e educação.

Os dois Estados rubricaram vários acordos, entre os quais se destacam a implementação de uma comissão bilateral, supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, e, ainda, um Memorando de Entendimento no domínio da Educação.

A economia da República do Ghana é uma das mais diversificadas em África. Exporta pelo menos 78 produtos que têm como principais destinos a Índia, China, Suíça, África do Sul e Holanda, sendo um potencial parceiro para apoiar Angola no processo de diversificação da sua economia.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »