PREI vaı formalizar mais de 10 mil vendedores na Huíla

 In Economy

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), lançado, terça-feira (08), no mercado informal do Mutundo, arredores da cidade do Lubango, prevê formalizar, na província da Huíla, cerca de 10 mil vendedores, entre ambulantes, de bancadas e feirantes.

De acordo com a secretária de Estado para Economia, Dalva Ringote Allen, que presidiu ao acto de lançamento da iniciativa, os contemplados deverão entre os vários benefícios receber formação na área de Gestão.

Esclareceu que, além da formação, os abrangidos passam a estar inscritos na Segurança Social e ter acesso ao Guichê Único, por exemplo.
Dalva Ringote Allen disse que o Mutundo é o maior mercado a nível da Região Centro e Sul, com 12 mil vendedores ambulantes, razão da escolha do lançamento.

Numa primeira fase, informou, o PREI vai trabalhar no mercado do Mutundo, na cidade do Lubango, durante 30 dias.

A adesão dos vendedores ao Programa, no primeiro dia, foi por si só um motivo de bastante satisfação para Dalva Ringote. “Com este acolhimento, a nossa expectativa de atingir 10 mil vendedores poderá ser uma realidade”, disse. “Estamos satisfeitos com o apoio da Comunicação Social e outros parceiros que, de forma clara e objectiva, estão a esclarecer a importância do programa traçado pelo Executivo”, detalhou.

A secretária de Estado garantiu que há equipas suficientes para atender a demanda. O PREI, disse, é um Programa que comporta diferentes sectores, nomeadamente o Ministério da Economia e Planeamento como coordenador, mas participam também os ministérios das Finanças; Administração Pública, Trabalho e Segurança Social; da Justiça; dos Transportes; da Juventude e Desportos e o da Educação.

Para o Lubango, além de equipas móveis, conta-se também com brigadas integradas por jovens da província da Huíla, disponíveis para poderem dar colaboração a este processo.

A meta, segundo apontou Dalva Ringote, consiste em conseguir ter visibilidade efectiva dos agentes económicos, que actuam na informalidade e trabalhar para que transitem rapidamente para a formalidade. O Programa vai ainda permitir que as mulheres e jovens empreendedores, que todos os dias andam pelas ruas à procura de sustento para a família, criem negócios mais estáveis e mais adiante possam beneficiar de crédito bancário.

“O nosso Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, orientou-nos estar aqui por compreender ser fundamental o papel que as nossas mamãs no mercado desempenham. É fundamental que realizem as suas acções sem qualquer problema”, informou. Para isso, explicou, foi gizado este Programa que visa permitir que as mamãs possam beneficiar de todo o incentivo que o Executivo tem preparado para as vendedoras não só do mercado do Mutundo, mas a nível de todos os municípios da província da Huíla.

Emissão de bilhetes
A governante anunciou que o Ministério da Justiça, por via do Serviço de Identificação, estará no mercado do Mutundo a emitir Bilhetes de Identidade às vendedoras que não possuem, de forma gratuita.

Nisso adiantou que estarão, igualmente, disponíveis os serviços de Guichê Único de Empresas, inscrição do Instituto de Segurança Social e a inscrição para obtenção do número de contribuinte fiscal por via da AGT. O objectivo do Programa, esclareceu, é ver as mulheres e jovens empreendedoras com visão a expandirem os negócios e a alargarem as suas acções.

Para a Huíla, especificamente, o processo de capacitação vai decorrer também em línguas nacionais, sobretudo em Nhaneca humbi e Umbundo, para melhor alcance. Em nome das vendedoras, Cristina Cassanga mostrou-se satisfeita com o Programa que visa, sobretudo, valorizar a actividade dos vendedores ambulantes e de bancada nos mais diversos mercados da província.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »