PR recebe director executivo da NEPAD

 In Diplomacia

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje em audiência o director executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), Ibrahim Assane Mayaki, com quem abordou de forma global os projectos nos domínios da agricultura, transportes e águas fluviais, entre outros.

Durante a audiência, o ilustre visitante transmitiu Presidente João Lourenço o objectivo da sua missão ao país, enquadrada na prestação de informações pertinentes sobre o processo de eleição do novo Director Executivo da AUDA-NEPAD, durante a 35/a Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a ter lugar nos dias 05 e 06 de Fevereiro de 2022, em Addis Abeba, República Federal e Democrática da Etiópia.

A 31/a Sessão Ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana realizada em Junho de 2018, em Nouakchott, na República Islâmica da Mauritânia, decidiu transformar a NEPAD em Agência Especializada da União Africana (AUDA), o que levou também reajustar os seus eixos temáticos de actuação.

No âmbito do programa sócio económico da União Africana, a AUDA-NEPAD definiu como principais objectivos erradicar a pobreza, impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável, promover a integração de África na economia mundial e acelerar o empoderamento da mulher africana.

À saída do encontro, o director executivo da NEPAD disse aos jornalistas que se tratou de um encontro “rico, interactivo e pragmático”.

A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África é uma visão e um quadro para a renovação do continente africano, baseada no entendimento compartilhado de que é indispensável erradicar a pobreza em África e posicionar o continente no caminho do crescimento económico e desenvolvimento sustentáveis.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »