PR João Lourenço envia mensagem a Paul Kagame

 In Diplomacia, Politics

João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola envia mensagem ao homólogo Paul Kagame, Presidente da República do Ruanda.O documento foi entregue neste sábado, dia 26 de Fevereiro do corrente ano, em Kigali, por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, cujo teor não foi revelado à imprensa.

A deslocação à Kigali do Chefe da Diplomacia Angolana acontece 24 horas depois de ter participado em Kinshasa na *X Reunião de Alto Nível do Mecanismo Regional de Supervisão do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação (PSC) na RDC e na Região dos Grandes Lagos*.

Angola e Ruanda estabeleceram relações diplomáticas em 2002 e a base jurídico-legal de cooperação bilateral económica e técnica foi definida, apenas em 15 de maio de 2014, com a assinatura do *Acordo Quadro de Cooperação e outros instrumentos jurídicos que constituem o suporte legal para a cooperação*

O Ruanda abriu a sua Embaixada em Angola em 2015 e nomeou, nessa altura, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário Residente, enquanto que Angola nomeou o seu Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário Residente em 2018 e abriu a sua Missão Diplomática, em Março de 2019, o que fez com que o processo da cooperação bilateral começa a ter efeitos práticos.

A 26 de Agosto de 2020, o Executivo Angolano aprovou três (3) instrumentos jurídicos assinados em 2014 pelos respectivos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, nomeadamente, _o Acordo Quadro de Cooperação, o Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral e o Memorando de Entendimento sobre as Consultas Políticas_ . Os dois países têm também um acordo no domínio da Segurança e Ordem Pública, que define as linhas concretas de actuação.

Importa recordar que no passado dia 27 de Janeiro, os Presidentes *João Lourenço*, de Angola, e *Paul Kagame*, do Ruanda, mantiveram um contacto, por vídeo-conferência, durante o qual abordaram o reforço das relações entre os dois países.

Nessa altura os dois Chefes de Estado falaram sobre as relações que ligam ambos os países, na perspectiva do seu reforço e aprofundamento.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »