Porto do Lobito arrecada cerca de 21 mil milhões de kwanzas

 In Economy

O Porto do Lobito, na província de Benguela, manteve a trajectória ascendente de receitas, verificada no início de 2021, tendo fechado o ano com um encaixe financeiro de aproximadamente 21 mil milhões de kwanzas, um aumento de 15,32 por cento, em relação a 2020.

Os números foram revelados nesta sexta-feira pelo presidente do Conselho de Administração da empresa portuária, Celso Rosas, que associou o incremento das receitas ao aumento da quantidade das tonelagens movimentadas e de navios.

Ao longo do ano, disse, o Porto do Lobito movimentou 401 navios e 1,4 mil milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 27,54 por cento em relação ao volume de carga em 2020 e de 12,95 no que toca ao número de embarcações.

Os serviços que mais receitas geraram, segundo Celso Rosas, são os de estiva simples, com um peso de 28,32 por cento no total das receitas, tráfego com 30 por cento e utilização do porto com 13,11 por cento.

A empresa pública emitiu os primeiros indicadores de um “bom ano”, ainda no primeiro semestre, quando duplicou as receitas em relação ao período homólogo de 2020, tendo arrecadado oito mil milhões de kwanzas, entre Janeiro e Junho, contra os quatro mil milhões do mesmo período do ano passado.

Celso Rosas, que falava na cerimónia de “cumprimentos de início de ano”, lembrou que o aumento de receitas no Porto do Lobito acontece a meio de uma pandemia que afecta todas as economias do mundo e empresas em particular.

Com os resultados financeiros obtidos, disse, o Conselho da Administração colocou ao serviço da dívida junto aos fornecedores da empresa mais de mil milhões de kwanzas.

A empresa, segundo Celso Rosas, tem uma dívida acumulada de 15,2 mil milhões de kwanzas, o equivalente a quase metade do valor devido pelos clientes.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »