PGR instaurou 700 processos-crime ligados à actividade económica

 In Politics

O procurador-geral da República afirmou esta quarta-feira (29) em Luanda, que este ano foram instaurados cerca de 700 novos processos-crime relacionados com a actividade económica e financeira.

Hélder Pitta Grós, que se dirigia numa mensagem de fim de ano aos funcionários da Procuradoria-Geral da República (PGR), referiu que atenção especial continua a ser dada no combate “ao crime de colarinho branco”, nomeadamente peculato, corrupção passiva e activa , recebimento indevido de vantagens, participação econômica em negócios, branqueamento de capitais e todo o tipo de crime econômico e financeiro.

De acordo com o procurador-geral angolano, outros cerca de 500 processos de inquérito foram instaurados, bem como foram instruídos para julgamento 98 processos, seis dos quais resultaram já em condenações efectivas.

Dos processos em causa, prosseguiu, foram apreendidos valores monetários, residências e viaturas e outros bens diversos considerados objetos ou produto ou vantagem do crime, que serão perdidos a favor do Estado, quando decisões de condenação transitarem em julgado, assim como empresas, sendo que Algumas já foram privatizadas como indústrias têxteis e a rede de supermercado ‘Kero.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »