Parceiros do Bloco 31 e DW habilitam jovens ao emprego

 In Economy, Social

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a BP Angola entregaram, sexta-feira, certificados aos jovens que participaram no Programa de Estágio Profissional e Comunitário, promovido pela Development Workshop Angola, ao abrigo do plano de responsabilidade social do Bloco 31, avaliado em 450 mil dólares.

O projecto da Development Workshop é implementado em estreita colaboração com a ANPG, ao abrigo do plano de responsabilidade social do bloco petrolífero 31, e tem como objectivo a realização de estágios profissionais e comunitários para 150 jovens finalistas e recém-licenciados nas áreas de Saúde, Engenharia, Informática, Agronomia e Ambiente, Economia, Arquitectura e Urbanismo, Gestão Empresarial, Direito, Sociologia e Contabilidade.

A criação e o desenvolvimento de boas práticas comunitárias são, também, parte integrante desse programa. Esta edição do projecto foi implementada em seis províncias e teve a colaboração de 20 instituições do sector público e privado, para a inserção de 95 por cento dos formandos, dos quais 43% mulheres.

O Programa de Estágio Profissional e Comunitário envolveu quase três dezenas de profissionais angolanos que trabalharam no reforço das capacidades profissionais dos formandos, bem como de criação de novos empregos e de benefícios sociais para as comunidades peri-urbanas e rurais.

A Development Workshop de Angola (DW Angola) é uma Organização não Governamental que trabalha no país desde 1961 e que aposta na implementação de programas de melhoria e de subsistência das comunidades desfavorecidas, contribuindo para a implementação de inúmeros projectos com impacto positivo no desenvolvimento de Angola. A BP Angola estabeleceu uma parceria com a DW Angola em 2019, para a implementação de um projecto de estágios profissionais dedicado ao reforço de competências, para a melhor integração laboral e para apoio à criação de micro e pequenas empresas.

A cerimónia de entrega de certificados, realizada no auditório da Universidade Católica de Angola, foi assistida por representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, da petrolífera BP Angola e parceiros do Bloco 31, da DW Angola e do sector da Educação, além de outros convidados e estudantes estagiários.

Para o representante da BP Angola, Pedro Sebastião (vice-presidente para a área de Reservatórios), “o estágio profissional é a fase inicial de qualquer carreira, que ocorre quando ainda estamos em período de formação e precisamos adquirir experiência, conhecimentos e habilidades numa determinada área”.

A representante da ANPG, Anacy Lourenço (coordenadora de Projectos Sociais e coordenadora do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração), sublinhou o compromisso do sector em investir na Educação e realçou que “este tipo de acção permite aos jovens conhecerem melhor o mercado de trabalho e preparar-se para os desafios da vida profissional”. Para a responsável, um estágio profissional, além de formar os jovens, abre portas do mercado de trabalho e de uma vida com futuro.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »