A Kizomba

Num pátio amarelado de Luanda entre um labirinto de ruas, os jovens mexem-se ao som de uma música animada. É a “kizomba”, uma dança angolana que se espalhou pelo mundo.

Hoje falamos do ritmo porque há muitas pessoas que não sabem que a Kizomba, é uma dança cativante e sensual que conquistou as pistas e palcos por todo o planeta, sendo originaria de Angola.

O termo “Kizomba” é uma palavra kimbundo (uma das linguas nacionais de Angola) e significa “encontro, partido do povo”. As origens da Kizomba podem ser encontradas nas danças populares do povo angolano que resistiu à escravatura.

No periodo colonial e apos a Independencia Nacional as grandes festas familiares sao conhecidas e chamadas de “Kizombadas”, aonde se dançam outros estilos musicais tipicamente angolanos, como o Merengue, a Rebita, o Semba e mais recentemente, o “Kuduro”.

Marimba

A Marimba é uma corruptela do termo Madimba em Kimbundu e Côkwe. A Marimba, é uma espécie de xilofone cultivado e executado com maior incidência na comunidade histórica Kimbundu, cujo centro de difusão se encontra em Malanje entre os Yambangala, Mbondo e os Ngola Jinga.

As suas variantes vão desde os xilofones directos, considerados os mais antigos, aos curvos que têm quinze a dezanove teclas e correspondem ao número de câmaras de ressonância constituídas por cabaças presas com cavilhas de madeira e cordas.

A Madimba ou marimba pode ser tocada por dois ou três mestres ao mesmo tempo que manejam os jindanji já Kuxita mandimba (varas preparadas com ndundo ou borracha para tangerem as teclas).

Hoje, a madimba continua a assumir o seu papel nas diferentes cerimónias que vão desde as fúnebres, aos rituais de iniciação, casamentos ou em momentos íntimos de lase

Start typing and press Enter to search

Translate »