Multinacional Suíça abre bases no Soyo e Viana

 In Economy

A Clariant Oil Services, líder mundial no fornecimento de produtos químicos para produção de campos petrolíferos, abriu, este mês, duas unidades no Soyo (Zaire) e Viana (Luanda), trazendo capacidades técnicas e operacionais para a região.

Pataforma petrolifera da Total

Com um histórico de 20 anos no fornecimento a clientes locais, a empresa neste mês de Janeiro forneceu, directamente, o primeiro produto químico a clientes offshore, a partir da sua base do Soyo, um marco para as operações de águas profundas da Clariant em África.

De acordo com uma publicação da PetroAngola (provedora de informação sobre Petróleo e gás) a que a ANGOP teve acesso hoje, o complexo foi erguido num espaço de 3 400 metros quadrados.

A infra-estrutura inclui laboratório, escritórios e armazém coberto de equipamento de decantação e filtragem, prevendo-se que a capacidade de processamento atinja as 1 000 toneladas/mês.

A nova instalação na base do Kwanda, perto do Soyo, está junto à foz do rio Zaire (Ilha do Kwanza), um local concebido para fornecer apoio logístico às operações de petróleo e gás.

Para atender aos requisitos de controlo de qualidade (CQ) para fornecimento de produtos químicos, o laboratório está totalmente equipado com todas as metodologias convencionais, além de espectroscópia de infravermelho de última geração.

Esses recursos auxiliarão o fornecimento eficiente de produtos químicos para aplicações submarinas e possibilitarão também atender a todos os requisitos de testes.

Ainda segundo a publicação, a construção da instalação do Soyo foi antecedida por um complexo de armazéns e laboratórios em Viana, encomendado e concebido para apoiar a expansão dos negócios na indústria do petróleo e gás em Angola.

As capacidades técnicas no local incluem equipamentos para testar desemulsificantes, desoilers, óleo e outros produtos relacionados ao óleo.

Para CQ, o laboratório pode avaliar aparência, pH, gravidade específica, viscosidade, impressão digital FT-IR, contagem de partículas e resíduos não voláteis, entre outras análises.

Os laboratórios são projectados para garantir a segregação cuidadosa dos resíduos de óleo para reciclagem ou descarte adequado.

“Ao longo dos últimos anos, aumentamos significativamente a nossa presença operacional e capacidades em Angola”, disse Mark Swift, chefe de serviços petrolíferos em África, citado na publicação.

Acrescentou que, em combinação com a vasta experiência no mercado  e capacidade de produção, essas  infra-estruturas  abrirão caminho para novos investimentos no futuro.

Com sede na Suíça, a empresa conta com uma força total de 13 mil e 235 trabalhadores.

No exercício financeiro de 2020, a Clariant registou vendas na ordem de 3,860 mil milhões de francos suíços (CHF) para seus negócios contínuos.

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »