Mudanças inconstitucionais de regime com recurso à força militar preocupam Angola

 In Diplomacia

Angola mostrou-se, preocupado e condenou energicamente o crescente número de mudanças inconstitucionais de regime em Africa com recurso à força militar.

O pronunciamento foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao discursar na 35ª na Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorre em Addis Abeba, na Etiópia.

Téte António defendeu, também, a necessidade de medidas mais firmes da Comunidade Internacional para desencorajar tais acções “e responsabilizar os seus autores”.

O Ministro deu a conhecer que, Angola apoia a iniciativa da Comissão da União Africana para a realização da Cimeira extraordinária em Malabo, Guiné Equatorial em Maio, logo após a Cimeira Humanitária da União Africana e a Conferência de Doadores, permitindo assim organizar dois eventos importantes no primeiro trimestre de 2022.

 Téte António ressaltou,  que no actual contexto político em África, Angola sugere que o tema do evento seja “CIMEIRA EXTRAORDINÁRIA SOBRE O TERRORISMO E MUDANÇAS INCONSTITUCIONAIS DE REGIME EM ÁFRICA”,  de modo que se discuta uma posição comum contra os dois flagelos que ameaçam a paz e estabilidade, minando a diversidade e inclusão política no continente.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »