MINTTICS destaca expansão do sinal da rádio

 In Politics

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) destacou, este domingo, a aposta do Executivo em garantir às populações, de forma generalizada e permanente, o direito de informar e ser informada.
Em mensagem tornada pública, por ocasião do Dia Mundial da Rádio, que se assinala este domingo, o departamento ministerial salienta a aposta na diversificação e alargamento do acesso à informação, com políticas, medidas administrativas, técnicas e operacionais, capazes de garantir tal direito.

Acções de modernização e alargamento do sinal da rádio, a elevação das habilidades técnicas e especializadas dos profissionais, por via de um amplo e dedicado plano de formação, a criação de programas de incentivos e normativos legais, capazes de promover o aparecimento de mais estações radiofónicas, inclusive as comunitárias, são algumas das tarefas em curso, destaca a mensagem.

Na sua mensagem, o MINTTICS salienta ainda, entre outras acções, a adopção de medidas visando harmonizar e reorganizar o sector da rádio, o reforço do diálogo, com os vários intervenientes que concorrem para a promoção e valorização da actividade e dos seus profissionais, assim como a melhoria dos conteúdos produzidos e veiculados diariamente e a melhoria das condições sociais dos trabalhadores, com a implementação do qualificador ocupacional e de um fundo do sector.

No quadro das acções tendentes ao exercício da actividade, o MINTTICS aponta, igualmente, a harmonização e afirmação do Pacote Legislativo da Comunicação Social, alinhado aos tempos presente e futuro e a realidade nacional e internacional.

Na sua mensagem, o ministério felicita os profissionais de todas as rádios a operarem em Angola e reafirma a vontade e compromisso em continuar a trabalhar e a concretizar acções e projectos, para que o processo de modernização e de melhoria das condições sociais dos profissionais sejam materializados dentro dos prazos almejados.

O Dia Mundial da Rádio foi instituído pela UNESCO, em 2011, em homenagem a primeira transmissão de um programa radiofónico das Nações Unidas, em 1946.

Em Angola, oficialmente a primeira emissão de rádio data de 28 de Fevereiro de 1933, lançada pelo hoje considerado o pai da radiodifusão nacional, Álvaro Nunes de Carvalho, na cidade de Benguela, depois de sucessivas experiências iniciadas no início da década de 30, nas na altura designadas “rádios clubes”.

A história da radiodifusão em Angola confunde-se com a do país, por ser uma importante plataforma de informação, de inclusão social, de valorização da cultura nacional, de reforço e garantia das liberdades fundamentais e um impulsionador do desenvolvimento económico.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »