Ministro inaugura Mediateca Rei Ngola Kiluanje

 In Politics, Social

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, procedeu esta quarta-feira, na província de Malanje, à inauguração da Mediateca em homenagem ao Rei Ngola Kiluanje, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Orçada em mais de dois mil milhões de kwanzas, a Mediateca dispõe de espaços de pesquisa multimédia e actividades infanto-juvenis, recepção central para registo de utentes, auditório, salas de jogos, cinema, lojas de conveniência, área de restauração e serviços de informação.

A infra-estrutura dispõe. igualmente, de salas de formação e capacitação, espaços e ambientes de leitura e lazer e estruturas de apoio ao empreendimento. A Mediateca é a décima do país e vai, numa primeira fase, garantir 30 postos de emprego directos e 20 indirectos.

O ministro, no discurso, sublinhou que a construção da Mediateca, que associa em um único espaço saber diversificado e moderno, tecnologia, capacitação e lazer, promoção empresarial, bem como inclusão social, é parte de uma iniciativa ímpar em África, engendrada pelo Executivo, que prevê a construção e o funcionamento efectivo em todas as províncias de Angola, de pelo menos uma Mediateca.

“A nossa presença hoje, nesta província, resulta do desejo, dos objectivos e da orientação do Presidente da República de Angola, João Lourenço, que nos honra e orgulha, a fim de se disponibilizar para a população de Malanje, e não só, este espaço grandioso e funcional de polimento e refinamento do saber e capacitação do homem, mas também de inclusão social”, destacou.

Segundo Manuel Homem, a Mediateca é uma estrutura informatizada e multimédia, que congrega, essencialmente, diversos espaços e ferramentas do saber, hábeis em facilitar o acesso e a universalização da informação do uso das TIC, do conhecimento, com foco para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação por parte das populações.

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »