Ministro de Estado Manuel Junıor nos Emirados para reforço da cooperação

 In Politics

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, está nos Emirados Árabes Unidos ( EAU), desde segunda-feira, onde reúne com entidades governamentais e privadas, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola naquele país do Médio Oriente, Manuel Júnior e sua deledação já reuniu com o Sheikh Shakhboot Al Nahyan, ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.

Na agenda de trabalho de quatro dias (14 a 19), consta também encontro com os responsáveis do Fundo de Abu Dhabi para o Desenvolvimento (ADFD), uma agência de ajuda externa criada pelo Governo, em 1971.

O fundo fornece empréstimos concessionários para financiar projectos de desenvolvimento económico e social, além de gerir investimentos, no quadro da expansão e o fortalecimento das economias, particularmente do sector privado.

Encontros com empresas privadas de vários ramos dos Emirados Árabes Unidos, de igual modo, completam a agenda de Manuel Nunes Júnior, que está acompanhado por cinco ministros e um secretário de Estado.

A ida da delegação ministerial angolana aos EAU ocorre após a visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, ocorrida de 20 a 22 de Dezembro de 2021, para o reforço dos laços de amizade e de cooperação bilateral entre Angola e os Emirados Árabes Unidos.

Na ocasião, o Chefe de Estado angolano manteve encontros ao mais alto nível com o sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoun, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro e governador do Dubai, a mais alta figura da hierarquia do EAU, além de se ter reunido com vários homens de negócios.

Também testemunhou a cerimónia de assinatura de quatro memorandos de entendimento entre os Emirados Árabes Unidos e a República de Angola.

Trata-se dos memorandos para a expansão do programa de transformação digital em Angola, sobre o reforço da cooperação no sector dos transportes,sobre a facilitação para implementar de um programa de energia solar e armazenamento de energia e para abertura de espaço à cooperação e exploração de oportunidades nos mais variados sectores da economia angolana.

Rubricaram os acordos o Sheikh Shakhbut bin Nahyan Al Nahyan, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e Téte António, ministro das Relações Exteriores de Angola.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »