Ministro aborda relações de cooperação com Embaixador do Japão

 In Diplomacia

Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, recebeu na manhã desta quarta-feira, em audiência,  Maruhashi Jiro, Embaixador do Japão acreditado em Angola, com quem abordou, em Luanda, assuntos relacionados com o aprofundamento das relações de amizade e cooperação bilateral.

A cooperação bilateral entre Angola e o Japão começou em 1988 como Ajuda de Emergência através do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

Depois do fim da guerra em 2002, como resultado da visita da então Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sra.Yoriko Kawaguchi, foi enviada em Fevereiro de 2003 uma missão de estudo para apoio ao estabelecimento da Paz, passando o Japão a realizar, entre outras actividades, assistência às áreas de “Desminagem”, “Reinserção social de ex-soldados” e “Reintegração de Refugiados”.

No âmbito da cooperação bilateral, o Japão tem prestado ajuda alimentar, assistência aos agricultores e a programas de luta contra a pobreza, assistência ao repatriamento de refugiados, instalação de serviços de abastecimento de água e construção de escolas primárias, além da rede de comunicação, com foco em infra-estruturas básicas.

A cooperação económica, nos últimos anos Angola aproveita a experiência do Japão, nas áreas do desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.

O encontro realizado no edifício sede da diplomacia angolana, foi presenciado pelo Embaixador Clemente Camenha, Director da Direcção Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores, pelo Conselheiro Álvaro Lutucuta, Chefe de Departamento de Estudos Estratégicos e Análises da Direcção de Cooperação Internacional e pelo Consultor do Gabinete do Ministro, Desiré Zinga.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »