Ministra reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável

 In Diplomacia

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, disse quinta-feira (3), em Nairobi, que Angola assumiu o compromisso com o desenvolvimento sustentável desde a proclamação da Independência Nacional em 1975, quando dois meses depois foi realizada a primeira semana nacional do Ambiente, para abordar o papel de um ambiente saudável, na sustentação do crescimento económico e do progresso social.

Segundo a ministra, desde aquela data, Angola tem, reiteradamente, reafirmado este compromisso, consagrado na Constituição da República, como um direito fundamental e hoje a agenda ambiental é prioridade do Programa Nacional de Desenvolvimento do Governo.

Discursando na sessão plenária de abertura do evento internacional comemorativo dos 50 anos da criação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente – UNEP, Carolina Cerqueira assegurou que o Governo tem implementado programas integrados de captação, reserva e distribuição de água, através de uma ampla rede de sistemas de irrigação e barragens para mitigar o efeito da seca e garantir a promoção da agricultura familiar com sistemas alimentares inovadores, a fim de promover o bem-estar, aliviar a fome e a pobreza e aumentar a resiliência das comunidades.

Nesse sentido, reconheceu a interdependência entre a natureza e os preceitos do desenvolvimento sustentável, integrando-a às políticas, estratégias e programas nacionais de desenvolvimento territorial e uma paz efectiva, com uma visão holística e pragmática.

No capítulo regional, Angola é parceira na conservação da Floresta da Bacia do Congo, através da Iniciativa Transfronteiriça do Maiombe e, por outro lado, faz parte de uma das maiores áreas de conservação do mundo, na Região do Okavango-Zambeze, afirmou Carolina Cerqueira.

Mensagem do Presidente

Ainda ontem, a ministra de Estado para a Área Social procedeu à entrega de uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, ao seu homólogo queniano, Uhuru Kenyatta, à margem da sessão comemorativa dos 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP).

Na mensagem, o estadista angolano reitera os fortes laços de amizade entre os dois países e povos, bem como a disposição do fortalecimento das relações de cooperação entre os dois Estados.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »