Memorial à Vitória da Batalha do Cuito Cuanavale

O Memorial da Batalha de Cuito Cuanaval, na província do Cuando Cubango, simboliza o teatro das operações militares, onde em 1988 foi travada a batalha decisiva, que ditou o fim do regime segregacionista do “apartheid” na África do sul, e concomitantemente, a Independência da Namíbia.

Para honrar a memória de todos aqueles que lutaram na Batalha do Cuito Cuanavale, o Governo angolano construiu numa área de 3,5 hectares um conjunto escultórico na praça memorial, designadamente o monumento dos soldados, bandeira da República, grupo escultórico e a parede dos heróis, que servem para “eternizar” a grandeza e o sacrifício dos milhares de angolanos que lutaram contra as tropas do regime do apartheid.

À entrada do município, salta à vista o monumento da bandeira postada num edifício com 55 metros de altura e mil metros quadrados de área útil, inaugurado a 19 de Setembro de 2017 pelo ex Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Por estes e outros factos, foi decretado feriado nacional a 23 de Março, dia da Liberdade da África Austral.

O Palácio Dona Ana Joaquina

O Palácio  Dona Ana Joaquina era um edifício típico dos séculos XVII e XVIII. A casa burguesa desta época é constituída por dois pisos principais: tradicionalmente o 1º andar servia de habitação e o térreo era destinado a armazém. Por cima destes dois pisos encontra-se geralmente um (sobrado), um pavilhão ao centro da fachada.

Este modelo de construção predominava em Luanda e a sua principal característica era a perfeita simetria das formas. Durante muitos anos no Palácio D. Ana Joaquina funcionou um colégio particular e após a Independência tornou-se refúgio dos sem-abrigo, até ser reconstruído com materiais modernos, nele funcionando actualmente o Tribunal Provincial de Luanda D. Ana Joaquina

Praias para surfar em Angola

Este cenário poderá mudar nos próximos tempos pois existe uma região no país que tem ganho protagonismo e elogios rasgados de todos os que gostam deste desporto e já  tiveram a oportunidade de experimentar.

Já ouviram falar de Cabo Ledo? A 120 km do sul de Luanda, este destino passou a ser nos últimos anos o lugar obrigatório para todos aqueles que gostam de surfar e por norma vivem na capital angolana.

É o epicentro do surf angolano. Possui uma esquerda que pode ser quilométrica nos seus dias de exceção e que dá para qualquer tipo de surfista, pois trata-se de uma onda segura. Situada na província de Bengo, onde se encontram outras ondas de qualidade, Cabo Ledo possui já infraestruturas desenvolvidas para acolher quem visita aquela região.

Start typing and press Enter to search

Translate »