João Lourenço reeleito presidente do MPLA com 98,04 porcento

 In Politics

João Lourenço foi reeleito, sexta-feira, ao cargo de presidente do MPLA com 98, 04 por cento durante o VIII Congresso Ordinário do partido, que juntou, em dois dias, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, cerca de três mil delegados, provenientes de todo o país e do exterior.

Os delegados mostraram não ter dúvidas de que é com ele que querem avançar, como cabeça de lista, nas eleições previstas para Agosto do próximo ano.

Em breves palavras de circunstância, depois do anúncio dos resultados da votação, João Lourenço agradeceu aos delegados pela oportunidade para voltar a guiar os destinos dos camaradas. “Aproveito a oportunidade para agradecer o facto de, mais uma vez, terem depositado a confiança em mim, elegendo-me na forma tão significativa como foi o resultado das eleições”, frisou.

Bastante ovacionado pelos delegados na sala, João Lourenço lembrou aos presentes que, não obstante a alegria reinante no seio dos camaradas, resultante do VIII Congresso, a grande meta do partido passa por vencer as eleições gerais previstas para o próximo ano, razão pela qual convidou os militantes a arregaçar as mangas a partir de agora para enfrentar os desafios eleitorais de 2022.

Convidou, por isso, os membros eleitos do Comité Central, os delegados, os militantes, simpatizantes e amigos do partido a organizarem-se já para a próxima festa, referindo-se à vitória do MPLA nas eleições gerais.

“Devemos todos, e eu vou ajudar, trabalhar, cada um fazendo a sua parte. Temos a certeza de que, com o empenho dos jovens, das mulheres e dos nossos militantes podemos, com alguma certeza, dizer que essa festa de Agosto de 2022 já está”, realçou.

Para esta empreitada, João Lourenço disse contar com a força das mulheres e dos jovens do partido. Parafraseando uma ordem proferida, na sala, pela secretária-geral da OMA, Joana Tomás, segundo a qual “quem se meter com o MPLA terá que passar, primeiro, por cima das mulheres”, o presidente disse sentir-se protegido pela força das mulheres e dos jovens.

“Passar por cima das mulheres é passar por cima das nossas mães, o que não é fácil. Quem se atrever a passar por cima das nossas mães, é amaldiçoado, não é? É amaldiçoado! Portanto, nós temos motivos para nos sentirmos protegidos pela força da mulher, mas também pelo vigor dos jovens”, sublinhou.

João Lourenço lembrou, ainda, aos militantes que a estrada para alcançar a tão desejada meta ainda é longa, tendo dito que a concretização da mesma vai obrigar a sua passagem por vários pontos do país – referindo-se à campanha eleitoral.

“Até Agosto, ainda vamos nos ver em diferentes pontos do país, porque eu vou andar pelo país e vocês pelos municípios, comunas e aldeias. Portanto, vamos ter muitos encontros ainda, mas há um encontro que será o mais importante, que será o dia da festa da vitória, em Agosto de 2022”, frisou.

O presidente do MPLA reconheceu o trabalho levado a cabo por todos os militantes e delegados para a realização do VIII Congresso Ordinário, bem como agradeceu as mensagens de carinho dirigidas pela JMPLA, OMA e das delegações provinciais em representação das respectivas províncias.

A votação foi realizada na forma directa, física, secreta e depósito em urnas de votos seladas. Foram colocadas à disposição dos delegados 25 mesas de votos, sendo dez no edifício central do CCB e 15 na tenda adjacente, com as urnas e cabines para as duas votações.

O processo registou 2.965 delegados, sendo que deste número 2.662 votaram para a candidatura a presidente do partido. Foram registados 2.662 número de boletins de voto válidos, 2.610 a favor, correspondentes a 98, 04 por cento, 33 contra (1, 23 por cento), 13 abstenções, 4 nulos e 2 em branco.

O nome do novo vice-presidente do partido, do secretário-geral, dos membros do Comité Central e do Bureau Político vão ser anunciados, hoje, durante o acto de massas alusivo ao 65º aniversário do partido, ontem assinalado, a decorrer no Estádio 11 de Novembro. O líder do partido vai discursar neste acto.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »