Hospital Geral dá novo alento à assistência clínica

 In Social

O primeiro Hospital Geral e um Depósito Regional de Medicamentos entraram, quinta-feira, em serviço, no município da Baía Farta, província de Benguela, depois de inaugurados pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

O hospital, com obras orçadas em 1.112.286.476,56 kwanzas, possui serviços de bloco operatório, com elevada capacidade para cirurgias diferenciadas, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Traumatologia, Maxilofacial, Imagiologia, Cuidados Intensivos, Hemoterapia, entre outros.

Já o Depósito Regional de Medicamentos, devidamente equipado com diversos tipos de fármacos, é um empreendimento orçado em cerca de um bilião, valor investido quer na construção, quer no apetrechamento.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, explicou que a instituição é uma unidade de segundo nível de atenção especial. Por essa razão, apesar de estar no município, tem toda a capacidade, com o seu registo em Diário da República, para um Hospital Geral.

Para a ministra, a entrada em funcionamento desta unidade clínica vai ajudar a descongestionar o Hospital Geral de Benguela, do ponto de vista cirúrgico, sobretudo, nas cirurgias electivas que estejam em atraso.

Quanto ao atraso da abertura da unidade, Sílvia Lutucuta realçou que a situação se deveu à conclusão efectiva do hospital, facto que passou pelo reforço das condições para o apetrechamento nas distintas áreas de especialização, com vista a prestar melhores serviços.
Citou exemplos da área de Radiologia, onde era preciso a britagem nas paredes, colocação do equipamento moderno, bem como do laboratório, lavandaria, esterilização, que careciam de algumas intervenções.

Busca do progresso

O governador de Benguela, Luís Nunes, salientou que o município da Baía Farta e a província, no seu todo, devem sentir-se orgulhosos com o surgimento dos dois empreendimentos, uma vez que vão, certamente, reforçar a capacidade de Benguela no que à assistência médica e medicamentosa diz respeito.

Luís Nunes assegurou que o Governo, no calor do 4 de Fevereiro, que deu origem à Independência Nacional, vai continuar, com firmeza, a jornada que leva ao alcance de várias conquistas do desenvolvimento sustentável da população.

Neste âmbito, o governador sublinhou que existem vários projectos para alcançar esse desiderato, como são os casos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, que têm permitido realizar acções em torno da satisfação das necessidades da população.
O governador anunciou que mais empreendimentos vão ser inaugurados em breve.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »