Heranças e tradições marcam desfile do Carnaval de Luanda

 In Celebrações, Cultura

As danças, canções, vestimentas e os adornos que representam toda uma herança de feitos carnavalescos de gerações vão ser exibidos hoje, a partir das 15h00, no desfile do Carnaval de Luanda, em formato “live especial”, que acontece no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), no Distrito do Camama, no município de Belas.

O desfile de adultos, classe A, é aberto pelo grupo União Twabixila, do município de Viana. O União Mundo da Ilha, com 14 títulos, encerra o espectáculo. Participam, igualmente, na “festa do povo” na capital do país, os grupos União Sagrada Esperança, Kiela, Etu Mudietu, Njinga Mbande, Recreativo do Kilamba, 10 de Dezembro, 54, Jovens da Cacimba, Amazonas do Prenda e Giza. O União Kabocomeu, da classe B, participa como convidado especial e será o último grupo a desfilar.

Diferente do ano passado, em que o Recreativo Kilamba e o Mundo da Ilha estiveram ausentes no “Carnaval Live”, os dois grupos já confirmaram as presenças. Poly Rocha, do União Recreativo Kilamba, disse que embora não concorda com o formato “live”, está preparado para participar. Porém, defende que os valores alocados para a realização desta edição deveriam ser canalizados para a promoção de oficinas.

Desde o dia 8 de Novembro do ano passado, revelou, o Recreativo Kilamba intensificou os ensaios, para fazer uma exibição de luxo. Hoje, muito mais confiantes, até porque os riscos de contaminação reduziram, pretende levar para o Centro de Produção da TPA, 70 foliões.

Durante as reuniões com os grupos carnavalescos e a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), disse, foram aconselhados a reaproveitar os materiais das edições passadas, sobretudo, para se evitar gastos com a produção das indumentárias e outros adornos.

“Vamos participar como se estivéssemos na Marginal da Praia do Bispo. Vamos aparecer em força e com toda alegria que nos é característica ao longos destes cinco anos de existência”, disse.

O grupo explicou vai apresentar, no desfile, uma coreografia, do estilo semba, ao ritmo do tema “Mesene ya Ufunu”, de autoria do músico Dom Caetano, que o interpreta. O tema, disse Poly Rocha, fala da importância da valorização de todas as profissões.

Mesmo com a pandemia, o grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba, vencedor do projecto da União Europeia Procultura “Diversidade”, aproveitou o ano passado, para dar início à primeira fase de um plano de formação.

Mundo da Ilha

Detentor de um palmarés invejável e inúmeros seguidores, o União Mundo da Ilha vai levar ao desfile de hoje um tema que realça o mar, a rotina dos pescadores, a dinâmica das peixeiras e as sentadas familiares, organizadas pela vizinhança.

O presidente do grupo, António Custódio, que tem procurado dar continuidade na transmissão do legado às novas gerações, disse estarem preparados para darem um espectáculo à altura. Para o desfile, disse, convocaram 50 integrantes, que vão mostrar os hábitos e costumes dos ilhéus.

Kiela

Em 2018, o grupo carnavalesco União Kiela, do Distrito Urbano do Sambizanga, homenageou a Sonangol, na 40ª edição do Carnaval de Luanda, pelo contributo ao desenvolvimento da economia nacional. Este ano, o grupo decidiu fazer novamente uma homenagem à empresa.

Fundado em Janeiro de 1947, o União Kiela, que dança semba, vai participar na “live” com 70 foliões. A comandante do grupo, Maravilha dos Santos, disse que vão procurar levar muita cor, harmonia e alegria. O grupo, acrescentou, vai apresentar uma coreografia sobre o centro de negócio da Sonangol e de alguns dos seus serviços.

Distinguidas figuras do Entrudo luandense

O Governo da Província de Luanda e a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) homenagearam 50 individualidades que, ao longo dos anos, muito contribuíram para o movimento carnavalesco na capital do país.

Na categoria de “individualidades e patrocinadores”, figuram nomes como o de Boaventura Cardoso e Rosa Cruz e Silva, ex-ministros da Cultura, Paixão Júnior e Dionísio Rocha, esses últimos verdadeiros animadores do movimento carnavalesco luandense.

Na categoria de “presidentes, responsáveis e criativos” figuram nome de Poly da Rocha, presidente do União Recreativo do Kilamba, António Custódio, presidente do União Mundo da Ilha, Tia Ximinha, a figura do xinguilamento do União 54, Tony Mulato, do União Njinga Mbande de Viana, e Jacques dos Santos, presidente da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.

Na categoria “comandantes, reis e rainhas” foram visadas entidades como Poly da Rocha, presidente do União Recreativo do Kilamba, Francisca Mateus, do União Giza, e Alberto Alberto Maviluka, do União Mundo da Ilha.

Na categoria de “compositores e intérpretes” constam Baló Januário, o rei da cabecinha do Njinga Mbandi, Juca Morgado, a histórica Nga Muturi, considerada a voz do sucesso do União Mundo da Ilha, Joaquim Santos, do União Operária Kabocomeu, e Dom Caetano, do Recreativo do Kilamba.

Não ficaram de fora jornalistas culturais, tendo sido distinguidos o realizador e produtor de televisão Nguxi dos Santos, Venceslau Mateus, da Agência Angola Press (ANGOP), Ginga Miguel, da Rádio Escola, António Bequengue , do Jornal de Angola e Amílcar Xavier, da TV Zimbo.

Nesta cerimónia, realizada sexta-feira, no Palácio de Ferro, a governadora da Província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, foi representada pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Dionísio da Fonseca.

Feira em Viana expõe artefactos

O sol ardente fechava-se, por volta das 17h00, para dar lugar “festa do povo”, realizada no passado sábado, no município de Viana, na rua dos Bombeiros, no âmbito da Feira do Carnaval de Viana, que encerra na tarde de hoje.

A organização pensou em todos os detalhes. Na parte traseira do palco principal foi montada uma tenda de vacinação e testagem à Covid-19.

Num espaço de 300 metros foram criadas as condições para que os grupos convidados e do município de Viana exibirem-se em poucos minutos.

O movimento intenso dos foliões dá um outro colorido à Avenida Hoje-ya-Henda. O carrossel montado numa das extremidades da pista faz as delícias das crianças. A Administração local colocou à disposição dos munícipes os Serviços do Balcão Único de Atendimento ao Público (Buap).

Foram, igualmente, criadas as condições sanitária no local com vários urinóis e contentores de lixo. Os comes e bebes também têm o seu espaço reservado.

Para o segundo secretário do grupo Twabixila, que em português significa (Chegamos), Fernando Kicongo, a feira é uma oportunidade para a troca de experiências e de partilha com o público e os outros grupos.

Durante a feira, que decorre desde quarta-feira, está patente uma exposição que apresenta uma colecção dos espólios do grupo Twabixila, como roupas da corte e dos bailarinos, bengala, fotografias de eventos passados.

O evento contou com a participação do administrador municipal de Viana, Demétrio Sepúlvida, que se manifestou feliz pela iniciativa por permitir o resgate dos valores culturais locais, bem como felicitou a todos que permitiram a realização da feira que acontecesse com sucesso. “Queremos resgatar o ‘Carnaval da Vitória’ e promover o auto-emprego na juventude local”.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »