Governo reforça resiliência de famílias camponeses

 In Economy, Social

O governo está a implementar nas províncias do Cuanza Norte, Bengo, Uíge, Zaire, Namibe, Benguela e Cunene o Projecto Reforço de Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP).

O SREP conta com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) e visa apoiar às comunidades rurais, no aumento da produção e da produtividade agrícola.

O projecto, apresentado terça-feira a famílias camponesas, no município do Cazengo, Cuanza Norte, pelo coordenador regional norte do projecto, Augusto Samuel, está avaliado em 150 milhões de dólares.

Na primeira fase vai contemplar 21 municípios dos 35 previstos, nas províncias do Bengo, Uíge, Cuanza-Norte, Zaire, Namibe, Benguela e Cunene.

A iniciativa prevê apoiar 280 mil famílias de agricultores de baixa renda, cooperativas e associações de camponeses, das quais mais de 152 na região norte (Bengo, Uíge,Cuanza Norte e Zaire), num prazo de seis meses.

O projecto perspectiva igualmente a formação de 149 técnicos em todo o país, com o objectivo de alavancar a agricultura familiar e aumentar os níveis de produção.

A aquisição de inputs e sementes agrícolas, desenvolvimento institucional e formação de formadores das escolas de campo, assim como o fornecimento de meios de transporte, construção e reabilitação de infra-estruturas (escritórios, residências, armazéns), pontecos, vias de acesso, entre outros, constam do programa.

O agricultor, Gaspar Manuel, enalteceu a iniciativa e solicitou ao executivo que continue a potencializar o sector agrícola.

Conceição Bartolomeu, da cooperativa Boa Esperança, espera que o apoio seja para financiamento, aquisição de inputs e melhoria das técnicas de produção.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »